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Produção Intelectual da USP
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Características qualitativas da informação contábil o problema da compreensibilidade à luz da teoria semiótica e da comunicação
José Maria Dias Filho Masayuki Nakagawa
2001
Localização:
FEA - Fac. Econ. Adm. Contab. e Atuária
(T657 D541c )
(Acessar)
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Título:
Características qualitativas da informação contábil o problema da compreensibilidade à luz da teoria semiótica e da comunicação
Autor:
José Maria Dias Filho
Masayuki Nakagawa
Assuntos:
CONTABILIDADE (TEORIA)
;
SISTEMAS
DE
INFORMAÇÃO CONTÁBIL
;
CONTROLADORIA
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
O principal objetivo deste trabalho é apresentar um quadro
de
referência conceitual capaz
de
demonstrar que a Teoria da Comunicação associada a conhecimentos
de
Semiótica pode fornecer metodologia útil a compreensibilidade das informações contábeis. Para tanto, baseia-se em estudos que sugerem existir relação entre o processo contábil e o processo geral da comunicação, bem como entre Contabilidade enquanto linguagem
de
negócios e Semiótica. A hipótese subjacente é a
de
que se a Teoria da Comunicação e a Semiótica têm sido utilizadas em diversas áreas
de
conhecimento para aprimorar processos
de
comunicação, a Contabilidade pode encontrar em tais disciplinas idêntico benefício. A motivação da pesquisa advém
de
estudos
de
que muitos termos empregados na evidenciação contábil não são adequadamente compreendidos por diversos extratos
de
usuários. Sugere-se que a Contabilidade utiliza terminologia demasiadamente complexa ou
de
sentido ambíguo. Nesse caso, considera-se que os dados contábeis tendem a ser desprezados ou tratados como elemento pouco relevante no processo decisório, isso quando não chega a provocar decisões incorretas. A Teoria da Comunicação vem revelar que a avaliação do referido problema não deve se restringir unicamente ao prisma da terminologia, haja vista que o código utilizado na composição das mensagens contábeis é apenas um elemento do complexo processo de comunicação. Além dele, outros fatores devem ser considerados, tais como: o nível de
conhecimento do emissor e do receptor, o contexto sociocultural em que ambos se encontram, o canal utilizado, o conteúdo da mensagem etc. Portanto, essa teoria estabelece parâmetros para se avaliar o ato comunicativo
de
maneira mais efetiva. ) Quanto à Semiótica, sua principal contribuição reside no fato
de
a mesma permitir melhor compreensão
de
como se desenvolve o processo
de
interpretação dos objetivos e eventos econômicos, além
de
fornecer parâmetros para a definição
de
regras sintáticas, semânticas e pragmáticas a serem observadas na comunicação contábil. Como linguagem
de
negócios, a Contabilidade deve observar tais regras para ser significativa e influenciar comportamentos na tomada
de
decisões
Data de criação/publicação:
2001
Formato:
211 p.
Idioma:
Português
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