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Multiculturalismo e educação: do protesto de rua a propostas e políticas

Gonçalves, Luiz Alberto Oliveira ; Silva, Petronilha Beatriz Gonçalves e

Educaçao e Pesquisa: Revista da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2003-01, Vol.29 (1), p.109-123 [Periódico revisado por pares]

Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

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Citações Citado por
  • Título:
    Multiculturalismo e educação: do protesto de rua a propostas e políticas
  • Autor: Gonçalves, Luiz Alberto Oliveira ; Silva, Petronilha Beatriz Gonçalves e
  • Assuntos: Affirmative action ; Ação afirmativa ; Education ; EDUCATION & EDUCATIONAL RESEARCH ; Educação ; Multiculturalism ; Multiculturalismo ; Politics of recognition ; Política de reconhecimento
  • É parte de: Educaçao e Pesquisa: Revista da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2003-01, Vol.29 (1), p.109-123
  • Descrição: No presente artigo retomam-se alguns elementos analisados em estudo anterior de nossa autoria, intitulado "O jogo das diferenças: o multiculturalismo e seus contextos". Considerando as profundas modificações no contexto do debate brasileiro sobre o tema, abordam-se aqui novas questões que, no nosso entender, têm ficado na superfície das discussões no campo da educação, na medida em que elas tendem a focalizar o multiculturalismo como se fosse unicamente um movimento escolar ou educacional. Pretende-se salientar que, antes de serem introduzidas no campo educacional, expressões do multiculturalismo se fazem presentes nas artes, nos movimentos sociais, em políticas. Aponta-se como o multiculturalismo implica o reconhecimento da diferença, o direito à diferença, colocando em questão o tipo de tratamento que as identidades tiveram e vêm tendo nas democracias tradicionais. Finalmente, o artigo pretende também chamar a atenção para o peso do contexto de cada sociedade multicultural na definição de propostas e políticas, em educação. No plano internacional, nem sempre a reação contra o etnocentrismo seguiu na direção da multiculturalidade; encontramos tanto propostas nesse sentido como alternativas etnicamente centradas. Conclui-se que uma educação multicultural exigirá um grande trabalho de desconstrução de categorias, caso contrário, o tema da pluralidade cultural, preconizado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, tenderá a ser tratado nas salas de aula, com significações que acentuam e atualizam discursos e atitudes preconceituosas e discriminatórias.
  • Editor: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
  • Idioma: Português;Inglês

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