skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

O perfil do corpo docente dos cursos de ciências contábeis das universidades federais brasileiras e as perspectivas para adoção da educação a distância

Silva, Leda Bezerra Da

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade 2002-11-25

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    O perfil do corpo docente dos cursos de ciências contábeis das universidades federais brasileiras e as perspectivas para adoção da educação a distância
  • Autor: Silva, Leda Bezerra Da
  • Orientador: Cornachione Junior, Edgard Bruno
  • Assuntos: Ciências Contábeis; Corpo Docente; Educação A Distância; Universidade; Accounting; Distance Education; Faculty Members; University
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O objetivo final deste trabalho é descrever e analisar o perfil do corpo docente do curso de Ciências Contábeis das universidades federais brasileiras, e conseqüentemente avaliar as perspectivas para adoção da Educação a Distância, uma vez que esta se apresenta como um instrumento de grandes potencialidades e expectativas, capaz de melhorar a formação e qualificação tão criticada dos professores do curso de Contabilidade. A necessidade de compreender o perfil do aluno, nesta pesquisa, o próprio corpo docente do curso de Ciências Contábeis, surge como elemento antecedente que deve ser considerado no momento em que se pretende desenvolver programas de Educação a Distância. Este perfil, bem como as perspectivas para adoção da EAD foram obtidas pela descrição, análise e avaliação de dados primários e secundários. Os resultados da pesquisa indicam que os docentes do curso de Ciências Contábeis têm um perfil favorável a implantação da educação a distância, uma vez que 91% destes estão dispostos a atualizar seus conhecimentos por meio de cursos a distância, 86% acreditam que esses cursos poderão melhorar a sua qualificação, 83% dos que se dispõem a participar de programas de EAD possuem entre uma a duas horas diárias para dedicar-se aos cursos, a maioria tem acesso a alguns dos meios necessários para a realização da educação a distância, etc. Diante do perfil dos professores do curso de Ciências Contábeis das universidades federais brasileiras, conclui-se que as perspectivas para a educação a distância são as melhores possíveis, pois há para sua adoção receptividade, credibilidade, demanda, disponibilidade de tempo, acesso aos meios, experiências positivas, expectativas acentuadas e conhecimentos elevados sobre assuntos da área.
  • DOI: 10.11606/D.12.2002.tde-28012010-094319
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
  • Data de criação/publicação: 2002-11-25
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.