skip to main content
Invitado
Mi portal
Mi Cuenta
Cerrar sesión
Identificarse
This feature requires javascript
Tags
Periódicos Eletrónicos
Libros Eletrónicos
Bases de Datos
Bibliotecas de USP
Ayuda
Ayuda
Idioma:
Inglés
Castellano
Portugués (Brasil)
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Advanced Search
Búsqueda General
Búsqueda General
Colección Física
Colecciones Físicas
Producción Intelectual USP
Producción USP
Primo Advanced Search Query Term
Input search text:
Show Results with:
criteria input
Cualquiera
Show Results with:
Cualquiera
Primo Advanced Search prefilters
Tipo de material:
criteria input
Todos los registros
Búsqueda General
Búsqueda Sencilla
This feature requires javascript
A arquitetura escolar como objeto de pesquisa em História da Educação
Dórea, Célia Rosângela Dantas
Educar em revista, 2013-09 (49), p.161-181
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná
Texto completo disponible
Citas
Citado por
Recurso en línea
Detalles
Comentarios y Etiquetas
Servicios adicionales
Veces citado
This feature requires javascript
Acciones
Agregar a Mi Portal
Eliminar de Mi Portal
Correo Electrónico
Imprimir
Enlae permanente
Cita bibliográfica
EasyBib
EndNote
RefWorks
Delicious
Exportación RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
A arquitetura escolar como objeto de pesquisa em História da Educação
Autor:
Dórea, Célia Rosângela Dantas
Materias:
arquitetura escolar
;
EDUCATION & EDUCATIONAL RESEARCH
;
História da Educação
;
organização do espaço escolar
Es parte de:
Educar em revista, 2013-09 (49), p.161-181
Descripción:
Uma das ideias norteadoras desta pesquisa consiste em encarar a organização do espaço na escola como um dos movimentos que permitem recuperar a história dos estabelecimentos de ensino, possibilitando uma nova leitura dessa ambiência escolar, leitura em que se procura identificar os fatores - políticos, sociais, culturais e econômicos - que interferem na formulação e na execução das políticas educacionais que deram origem aos atuais espaços escolares. No rastro de uma trajetória acadêmica marcada pela intimidade com as questões relacionadas ao espaço escolar, discute-se o papel da organização do espaço na história da escola, destacando a atuação do educador Anísio Teixeira, em três momentos distintos, onde teve a oportunidade de implementar reformas e medidas educacionais que valorizavam o planejamento das edificações escolares: na Bahia (1924-1928), no Distrito Federal (Rio de Janeiro, 1931-1935) e como Secretário de Educação e Saúde do Estado da Bahia (1947-1951). Em síntese, eleger o espaço escolar como objeto de estudo configura-se como uma possibilidade de diálogo entre a Arquitetura e a Educação, ambas responsáveis pela organização e ocupação do espaço físico da escola, bem como com a sua utilização, além de tudo, como espaços educativos.
Editor:
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná
Idioma:
Portugués;Inglés
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Volver a la lista de resultados
Anterior
Resultado
5
Siguiente
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando en bases de datos remotas, por favor espere
Buscando por
en
scope:(USP_PRODUCAO),scope:(USP_EBOOKS),scope:("PRIMO"),scope:(USP),scope:(USP_EREVISTAS),scope:(USP_FISICO),primo_central_multiple_fe
Mostrar lo que tiene hasta ahora
This feature requires javascript
This feature requires javascript