skip to main content

Diretrizes para o desenvolvimento de interfaces de busca para criança

Rodolfo Bonfeti, Cristiane Lucy ; Ferneda, Edberto

Informação & sociedade, estudos, 2019-12, Vol.29 (4), p.23-36

João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Diretrizes para o desenvolvimento de interfaces de busca para criança
  • Autor: Rodolfo Bonfeti, Cristiane Lucy ; Ferneda, Edberto
  • Assuntos: Children & youth ; Information retrieval ; Information technology ; Search engines ; Searches ; User interface
  • É parte de: Informação & sociedade, estudos, 2019-12, Vol.29 (4), p.23-36
  • Descrição: Os estudos sobre busca e recuperação de informação destinados às crianças ainda é um tema de pouco destaque na literatura acadêmica. Na maioria dos sites destinados ao público infantil observa-se a preocupação em construir interfaces utilizando uma profusão de cores e imagens, e a restrição de acesso a conteúdo inadequado. A maneira de buscar informações ainda permanece semelhante aos mecanismos de busca para adultos. Com o desenvolvimento das tecnologias de informação e os novos métodos pedagógicos, as crianças se tornaram um grupo de usuários em rápido crescimento na Internet. Entre as diversas atividades on-line, as crianças usam mecanismos de busca da Web para coletar informações relacionadas aos seus interesses pessoais e atividades escolares. Porém, o comportamento informacional, as habilidades cognitivas e motoras das crianças são diferentes dos adultos, sendo necessário o desenvolvimento de mecanismos de busca direcionados para elas, a fim de melhor apoiá-las em suas tarefas de pesquisa. O objetivo deste trabalho é estabelecer um conjunto de diretrizes para o desenvolvimento de interface de busca e recuperação de informação destinados a um público tão diverso e heterogêneo como são as crianças. A metodologia desta pesquisa se caracteriza por ser bibliográfica e exploratória, tentando abarcar artigos de periódicos, teses, dissertação e livros que abordam aspectos cognitivos, comportamentais e pedagógicos relacionados ao uso de tecnologias por crianças.
  • Editor: João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
  • Idioma: Inglês;Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.