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O Ensino sobre dependência química em cursos de graduação em enfermagem no Brasil, 1998

Laís Helena Ramos Sandra Cristina Pilon; Maria de Belém Gomes Cavalcante; Margarita Antonia Villar Luis; Fernanda M Pedredi; Ronaldo R Laranjeira

Acta Paulista de Enfermagem São Paulo v. 14, n. 3, p. 35-43, 2001

São Paulo 2001

Localização: EERP - Esc. Enfermagem Ribeirão Preto    (pcd 1228271 )(Acessar)

  • Título:
    O Ensino sobre dependência química em cursos de graduação em enfermagem no Brasil, 1998
  • Autor: Laís Helena Ramos
  • Sandra Cristina Pilon; Maria de Belém Gomes Cavalcante; Margarita Antonia Villar Luis; Fernanda M Pedredi; Ronaldo R Laranjeira
  • Assuntos: ENFERMAGEM (ESTUDO E ENSINO) -- 1998; DROGAS DE ABUSO; CURRÍCULO DE ENSINO SUPERIOR
  • É parte de: Acta Paulista de Enfermagem São Paulo v. 14, n. 3, p. 35-43, 2001
  • Descrição: O estudo faz parte de um projeto patrocinado pela OEA - Organização dos Estados Americanos - que visava construir um conteúdo curricular sobre álcool a drogas para os currículos dos cursos de graduação em Enfermagem no Brasil. Se estendeu a outros países da América Latina, como a Venezuela, Colômbia, Argentina, Peru e Bolívia. Tratava-se de um estudo pioneiro destinado à formação de recursos humanos na área de enfermagem tendo como objetivo, em uma primeira fase, avaliar o conhecimento dos professores e alunos a respeito do ensino e possíveis intervenções nesta área. Como parte integrante da pesquisa, foì realizado um levantamento de caráter retrospectivo, analítico de corte transversal voltado a conhecer os conteúdos sobre álcool a drogas ministrados nos cursos de graduação em Enfermagem de 25 universidades brasileiras. A população foi constituída por 425 estudantes e 47 professores. Dentre as conclusões destacam-se: 72% dos docentes provinham de universidades públicas, 81% dos respondentes indicaram o enfoque psiquiátrico do ensino sobre álcool e drogas, 93% dos respondentes indicaram ter recebido o conteúdo durante o curso. Quanto a compreensão por parte dos alunos sobre os conceitos a respeito de dependëncia químìca, 37% compreendiam a tolerância como a necessidade de aumentar a dose da substância, 80% compreendiam a abstinência como sendo o ato de parar o uso da substância e/ou período de diminuição do consumo da droga e 85% apresentaram interesse pelo ensino a
    assistência dirigida aos usuários de álcool e drogas
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2001
  • Formato: p. 35-43.
  • Idioma: Português

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