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Construção de oportunidades de aprendizagem docente sobre o Ensino de Ciências por Investigação: análise contrastiva das interações de três grupos de professores em formação continuada

Melo, Lucas Vechiato De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia) 2022-03-30

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Construção de oportunidades de aprendizagem docente sobre o Ensino de Ciências por Investigação: análise contrastiva das interações de três grupos de professores em formação continuada
  • Autor: Melo, Lucas Vechiato De
  • Orientador: Scarpa, Daniela Lopes
  • Assuntos: Etnografia Interacional; Formação Continuada De Professores; Posicionamento; Reforma Curricular; Curriculum Reform; In-Service Teacher Education; Interactional Ethnography; Positioning
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Com o propósito de compreender como três grupos de professores construíram oportunidades de aprendizagem sobre o EnCI (Ensino de Ciências por Investigação), conduzimos um estudo de caso comparado orientado por uma perspectiva etnográfica, adotando princípios e práticas da Etnografia Interacional. Para isso, analisamos eventos de um curso de formação continuada oferecido na rede municipal de ensino de São Paulo no contexto de um movimento de reforma curricular. Por meio de uma análise macroscópica dos registros audiovisuais e das notas em caderno de campo, selecionamos um conjunto de eventos nos quais três grupos de professores buscam identificar as fases do Ciclo Investigativo em sequências didáticas que compõem o material curricular produzido no âmbito da reforma. Em seguida, produzimos mapas de eventos e transcrevemos as interações dos professores no nível de unidades de mensagem. Buscamos compreender, nestes dados, (i) quais relações intertextuais e intercontextuais são propostas em cada grupo de professores e como elas apoiam a construção de oportunidades de aprendizagem docente sobre o EnCI e (ii) como os professores de cada grupo negociam interacionalmente o posicionamento de seus membros e quais as consequências das posições ocupadas nestes eventos. A partir de uma análise microscópica do discurso, mostramos como os grupos construíram oportunidades de aprendizagem sobre o EnCI por meio do estabelecimento relações intertextuais e intercontextuais tais como referências ao documento curricular, às memórias coletivas do grupo, aos contextos de sala de aula e ao discurso dos formadores. Entretanto, observamos diferenças nos grupos quanto aos tipos de relações propostas e quanto a como e por quem elas foram propostas e reconhecidas. Além disso, apresentamos uma descrição de como os membros dos três grupos foram posicionados e se posicionaram ao longo das sequências interacionais dos eventos analisados. Enquanto observamos que em dois dos grupos os professores se posicionaram como pares competentes responsáveis pela aprendizagem coletiva, em outro notamos posições mais dicotômicas de um membro que ensina e dos demais que aprendem dele. Com base nessas análises, discutimos as diferenças nos grupos em relação a dois aspectos: o que conta como conhecimento e o conhecimento de quem conta em tais eventos. Por fim, tecemos algumas considerações a respeito das abordagens teórico-metodológicas empregadas e refletimos acerca das implicações do trabalho para a pesquisa e para os programas de formação de professores.
  • DOI: 10.11606/D.81.2022.tde-26052022-150731
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia)
  • Data de criação/publicação: 2022-03-30
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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