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Lugares perpassados: música e loucura como paradigmas da escrita no imaginário material de Marguerite Duras = Crossed places: music and madness as paradigms of writing in Marguerite Duras’s material imagination

Ayer, Maurício

Scriptorium (Online), 2020-01, Vol.6 (1), p.ID36448 [Periódico revisado por pares]

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDIPUCRS)

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  • Título:
    Lugares perpassados: música e loucura como paradigmas da escrita no imaginário material de Marguerite Duras = Crossed places: music and madness as paradigms of writing in Marguerite Duras’s material imagination
  • Autor: Ayer, Maurício
  • Assuntos: escritores franceses - crítica e interpretação ; literatura francesa - história e crítica ; música
  • É parte de: Scriptorium (Online), 2020-01, Vol.6 (1), p.ID36448
  • Descrição: No momento de sua trajetória em que se dedica prioritariamente ao cinema, Marguerite Duras propõe, em um livro elaborado a partir de entrevistas com Michelle Porte, Les Lieux de Marguerite Duras (1977), uma série de figuras que, à maneira do que Gaston Bachelard (2001b) chamou de “imaginação material”, formam o que poderíamos identificar como uma mitologia pessoal da autora. Esse conjunto de signos-imagens reaparece com relativa estabilidade ao longo de sua obra, o que permite a Duras referir-se a obras de sua autoria bastante distantes temporalmente, mas com elementos em comum aos quais ela busca dar uma formulação. Nesse contexto, a invenção mítica da escrita feminina relaciona-se com noções como a música e a loucura, que se mostram como paradigmas imaginários de uma poética da porosidade. Uma leitura cerrada desse livro de Duras e Porte permitirá revelar a trama conceitual que atravessa essas formulações e iluminar aspectos centrais da poética literária, teatral e fílmica de Duras
  • Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDIPUCRS)
  • Idioma: Português

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