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Estados superpostos: proposta de modelo matemático para games 3D

Cuzziol, Marcos Fernandez

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2012-04-02

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Estados superpostos: proposta de modelo matemático para games 3D
  • Autor: Cuzziol, Marcos Fernandez
  • Orientador: Prado, Gilberto dos Santos
  • Assuntos: Comportamento Artificial; Realidade Virtual; Games; Jogos Eletrônicos; Mecânica Quântica; Modelos Matemáticos; Artificial Behavior; Quantum Mechanics; Mathematical Models; Virtual Reality
  • Notas: Tese (Doutorado) ; Bibliografia
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Artes Visuais.
  • Descrição: O comportamento de personagens de games 3D em geral apresenta-se de modo repetitivo e previsível. No presente trabalho, avalia-se que o principal motivo para essa previsibilidade não está numa limitação intrínseca da programação desses comportamentos, mas, antes, no modelo matemático utilizado como base para a construção do programa. Através de estudos de caso, identifica-se o modelo mais comum empregado em games e mostra-se que esse modelo não precisa ser necessariamente respeitado. Exemplos de comportamentos de personagens de games e de outras criaturas virtuais são apresentados como demonstração de que é possível obter-se comportamentos não previsíveis e, ao mesmo tempo, não aleatórios, mas orientados a objetivos pré-estabelecidos, a partir de sequências de instruções programadas. Para avaliar um modelo matemático alternativo, apresentase primeiro uma breve descrição da mecânica quântica e das implicações que o desenvolvimento dessa teoria teve sobre a compreensão do real. O trabalho apresenta então propostas para a criação de um novo modelo matemático para games 3D, inspiradas na interpretação de Everett da mecânica quântica. Mostra-se a seguir como esse novo modelo poderia gerar games 3D que se adaptariam automaticamente às habilidades específicas do usuário, e como esse novo modelo poderia facilitar a criação de enredos realmente interativos.
  • DOI: 10.11606/T.27.2012.tde-13052013-093444
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2012-04-02
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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