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Método de design de jogos digitais educativos para uso no contexto escolar

Neris, Raquel De Castro Dantas Cavalcante

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2019-10-31

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Método de design de jogos digitais educativos para uso no contexto escolar
  • Autor: Neris, Raquel De Castro Dantas Cavalcante
  • Orientador: Antunes, Luiz Guilherme de Carvalho
  • Assuntos: Design Centrado No Usuário; Pesquisa Construtiva; Metadesign; Jogos Eletrônicos; Jogos Educativos; Electronic Games; Educational Games; Design Science Research; User-Centered Design
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação.
  • Descrição: Jogos digitais para fins educacionais não têm sido capazes de renovar os processos tradicionais de ensino e aprendizagem. Há algumas razões para isso: o fato de alguns jogos serem muito simples, induzirem a atividades repetitivas, não suportarem curvas de aprendizagem adequadas, e proporcionarem uma interatividade limitada. Isso posto, o objetivo principal dessa dissertação é propor e avaliar método para design de jogos digitais educativos que facilitem os processos de ensino e aprendizagem no ambiente escolar. Para isso, utilizou-se a Design Science Research Methodology, ou Pesquisa construtiva, que visa produzir um artefato e contribuir para desenvolvimento de teoria útil para resolver problemas práticos. A pesquisa iniciou-se com exame de estudo de caso: o jogo digital \"Edu no Planeta das Galinhas\". Trata-se de ferramenta de educação financeira para estudantes do Ensino Fundamental. Foram conduzidas entrevistas com a equipe de desenvolvimento do referido jogo. Concluída essa etapa, elaborou-se método para desenvolvimento de jogos digitais, incluídos metarrequisitos, equipe necessária, e atividades e sua descrição, desde a reunião inicial, chamada kickoff, até validação e atualização do produto minimamente viável (MVP). Com base no método proposto, novas entrevistas foram conduzidas: com alunos e professores usuários do jogo adotado como estudo de caso na perspectiva do produto, e com especialistas no desenvolvimento de tecnologias educativas e/ou jogos digitais com enfoque no processo. Avaliação do método proposto revelou sua capacidade de demonstrar cumprimento dos metarrequisitos e de evidenciar falhas, as quais estão relacionadas às atividades para desenvolvimento de jogos digitais. Avaliação do método também confirmou as habilidades necessárias para os desenvolvedores de jogos.
  • DOI: 10.11606/D.27.2020.tde-09012020-163930
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2019-10-31
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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