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Videogame como linguagem audiovisual compreensão e aplicação em um estudo de caso - Super Street Fighter IV
Francisco Tupy Gomes Corrêa Gilson Schwartz
2013
Localização:
ECA - Escola de Comunicações e Artes
(t794.8 C824v )
(Acessar)
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Título:
Videogame como linguagem audiovisual compreensão e aplicação em um estudo de caso - Super Street Fighter IV
Autor:
Francisco Tupy Gomes Corrêa
Gilson Schwartz
Assuntos:
ANÁLISE DE CONTEÚDO
;
JOGOS ELETRÔNICOS
;
LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA
;
LINGUAGEM DE VIDEO
;
NARRATIVA
;
Street fighter (jogo eletrônico)
;
Audio-Visual Language
;
Linguagem Audiovisual
;
Metapore
;
Metáporo
;
Videogame
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
A
relação entre os aspectos fílmicos e lúdicos dos jogos vão muito além da palavra videogame. Essa terminologia frente
à
humanidade é muito recente, apenas com algumas dezenas de anos, porém, trata-se de algo que converge em símbolos, técnicas e práticas, revestindo tais itens contemporâneos e impactando
a
sociedade significativamente. Logo, configura-se como um objeto de estudo capaz de promover reflexões diversas. No caso desta pesquisa, consideramos que nessa expressão do ato de jogar existe muito de game e pouco de vídeo. As abordagens focando as narrativas e as mecânicas muitas vezes deixam uma lacuna referente aos processos audiovisuais. Em função desta observação, foi realizado um estudo de cunho hipotético-dedutivo e metapórico preconizando uma visão integradora de três métodos distintos:
a
Ludologia,
a
Narratologia e
a
Linguagem Audiovisual.
A
motivação do título escolhido para o estudo de caso, Super Street Fighter IV, ocorreu por ser um jogo popular, dentro de um gênero típico de jogabilidade, que há mais de duas décadas se reinventa para agradar os fãs. Além disso, dialoga diretamente com temas culturais (costumes asiáticos e artes marciais) e temas cinematográficos (filmes de luta e o ícone representado por Bruce Lee). O estudo focou os resultados visando contribuir para uma compreensão do videogame, de modo que a pesquisa realizada pudesse trazer parâmetros tanto para aprofundar elementos presentes em sua linguagem quanto para o desenvolvimento de questões de ligadas à sua realização
Data de criação/publicação:
2013
Formato:
121 p il.
Idioma:
Português
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