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O Ensino de Enfermagem Psiquiátrica e/ou Saúde Mental avanços, limites e desafios

Maria Conceição Bernardo de Mello e Souza

2011

Localização: EERP - Esc. Enfermagem Ribeirão Preto    (Souza, Maria Conceição Bernardo de Mello e )(Acessar)

  • Título:
    O Ensino de Enfermagem Psiquiátrica e/ou Saúde Mental avanços, limites e desafios
  • Autor: Maria Conceição Bernardo de Mello e Souza
  • Assuntos: ENSINO; SAÚDE MENTAL; ENFERMAGEM PSIQUIÁTRICA; EDUCAÇÃO; Enfermagem; Psiquiatria; Education; Mental Health; Nursing; Psychiatry; Teaching
  • Notas: Tese (Livre Docência)
  • Descrição: O ensino de Enfermagem Psiquiátrica e /ou Saúde Mental tem sido estudado por vários pesquisadores da área no pais. A maior parte das investigações procurou retratar o cotidiano do ensino de enfermagem psiquiátrica na busca por melhorar a prática profissional. No entanto, as novas propostas de mudanças curriculares - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/96) e as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem (DNCENF/2001), instituindo diretrizes curriculares nacionais para os Cursos de Graduação em Enfermagem, têm exigido outros olhares para o ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental. O presente estudo justifica-se por sua proposta de investigar o ensino de enfermagem psiquiátrica a partir da legislação e diretrizes anteriormente citadas e de enfocar a forma como o professor encontra-se inserido no processo de ensino-aprendizagem nesse contexto de mudanças. Teve como objetivos analisar como ocorre o ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental nos cursos públicos de graduação em enfermagem existentes no estado de São Paulo, além de investigar e analisar a prática pedagógica de professores de disciplinas de enfermagem psiquiátrica e/ ou saúde mental, envolvendo os conteúdos abordados, métodos de ensino utilizados, processos de avaliação, cenários de aprendizagem nos serviços de saúde e as práticas formativas dos professores envolvidos. Foi realizada uma revisão da literatura, compondo alguns elementos do quadro teórico, com a intenção de visualizar o que tem sido pesquisado sobre essa temática. Também foram realizados alguns apontamentos sobre a construção do currículo, projeto pedagógico, tendências pedagógicas, avaliação e formação de professores, os quais subsidiaram a análise dos resultados emergentes desta pesquisa. Os sujeitos deste estudo foram os professores da área de saúde mental/enfermagem psiquiátrica, vinculados às
    Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do Estado de São Paulo, com cursos de bacharelado em enfermagem. A pesquisa foi conduzida segundo a metodologia qualitativa e as técnicas de coleta de dados selecionadas foram entrevistas semiestruturadas e análise documental. As categorias temáticas emergentes foram: O professor como sujeito inserido em um curso de graduação em enfermagem; A atuação do professor no ensino de saúde mental e Construindo-se como docente. A análise dos programas das disciplinas, articulada aos relatos dos professores, evidenciou avanços, limites e desafios, enfrentados no processo de construção dos projetos pedagógicos dos cursos, na atuação do professor enquanto docente na área de enfermagem psiquiátrica e/ou saúde mental e na formação pedagógica dos professores. Um dos grandes desafios emergentes desta pesquisa foi a formação pedagógica de professores universitários, considerada presumível na universidade, além das relações interpessoais permeadas pelo individualismo e disputa de poderes, fatores geradores de conflitos e resistências, constituindo-se, muitas vezes, em impeditivos de avanços
  • Data de criação/publicação: 2011
  • Formato: 161 p anexos.
  • Idioma: Português

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