skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

O ensino de enfermagem psiquiátrica/saúde mental avanços, limites e desafios

Maria Conceição Bernardo de Mello e Souza

SMAD - Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas (Edição em Português) Ribeirão Preto v. 12, n. 3, p. 139-146, 2016

Ribeirão Preto 2016

Localização: EERP - Esc. Enfermagem Ribeirão Preto    (pcd 2803617 Estantes Deslizantes )(Acessar)

  • Título:
    O ensino de enfermagem psiquiátrica/saúde mental avanços, limites e desafios
  • Autor: Maria Conceição Bernardo de Mello e Souza
  • Assuntos: ENSINO; SAÚDE MENTAL; EDUCAÇÃO; ENFERMAGEM PSIQUIÁTRICA; Teaching; Mental Health; Nursing; Education; Enseñanza; Salud Mental; Enfermería; Educación
  • É parte de: SMAD - Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas (Edição em Português) Ribeirão Preto v. 12, n. 3, p. 139-146, 2016
  • Descrição: O estudo teve como objetivos analisar como ocorre o ensino de Enfermagem Psiquiátrica/ Saúde Mental nos cursos públicos de enfermagem existentes no estado de São Paulo e investigar e analisar a prática pedagógica de professores responsáveis por disciplinas da área. Foram realizadas entrevistas com 12 professores, cuja verificação deu-se através da análise temática. Trata-se de pesquisa qualitativa. Resultados evidenciaram que os professores, em sua maioria, desconhecem o Projeto Político Pedagógico dos cursos de graduação em que estão inseridos; método de ensino predominante tradicional, com desejo de mudanças para uso de metodologias ativas; conteúdos de ensino prioritariamente com enfoque biologicista; apontam também desvalorização da profissão de professor. Apesar de se perceber desejo de avanços por parte desses profissionais nota-se pouco investimento na formação pedagógica dos mesmos
    El estudio tuvo como objetivos analizar como ocurre la enseñanza de Enfermería Psiquiátrica/ Salud Mental en los cursos públicos de enfermería existentes en el estado de São Paulo e investigar y analizar la práctica pedagógica de maestros responsables por las disciplinas del área. Fueron realizadas entrevistas con 12 maestros, cuya verificación se dio a través del análisis temática. Se trata de investigación cualitativa. Resultados evidenciaron que los maestros, en su mayoría, desconocen el Proyecto Político Pedagógico de los cursos de graduación en la que están insertos; método de enseñanza predominante tradicional, con deseo de cambios para uso de metodologías activas; contenidos de enseño de manera prioritaria con enfoque biologicista; apuntan también desvalorización de la profesión de maestro. A pesar de percibirse deseo de avances por parte de eses profesionales notase poca inversión en la formación pedagógica de los mismos
  • Editor: Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2016
  • Formato: p. 139-146.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.