skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Biblioteca na educação: práticas colaborativas e apropriação cultural

Caires, Fernanda Medeiros

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2014-11-14

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Biblioteca na educação: práticas colaborativas e apropriação cultural
  • Autor: Caires, Fernanda Medeiros
  • Orientador: Pieruccini, Ivete
  • Assuntos: Apropriação Cultural; Biblioteca Escolar; Dispositivos Informacionais E Culturais; Infoeducação; Mediação Cultural; Infoeducation; Informational And Cultural Devices; School Libraries
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Este trabalho apresenta um estudo da questão do ensino da biblioteca e da apropriação cultural do dispositivo, tendo como parte essencial a elaboração de um programa de apresentação da biblioteca da Estação do Conhecimento do Programa Einstein na Comunidade Paraisópolis, espaço singular para a construção de saberes informacionais. Para tanto, defende a necessidade da elaboração de objetos privilegiados, desenvolvidos colaborativamente, que foram utilizados em um diálogo com a complexidade das linguagens e usos da biblioteca. O estudo mostrou que a apresentação e a inclusão dos sujeitos na biblioteca e nos ambientes de informação organizada é um processo complexo, que extrapola a dimensão mecânica da transmissão de informações ou de dados sobre como o dispositivo está organizado.
  • DOI: 10.11606/D.27.2014.tde-20012015-111621
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2014-11-14
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.