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De um corpo aos pedaços a um sujeito: o que Gepeto sempre pode ensinar sobre isso a quem educa?

Costa Azenha, Conceição Aparecida

Educação temática digital, 2007-01, Vol.8 (8), p.333-348 [Periódico revisado por pares]

Campinas: Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação

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  • Título:
    De um corpo aos pedaços a um sujeito: o que Gepeto sempre pode ensinar sobre isso a quem educa?
  • Autor: Costa Azenha, Conceição Aparecida
  • Assuntos: Childhood ; Children ; Education ; Educação ; Ethic ; Ethics ; Infância ; Psicanálise ; Psychiatry ; Psychoanalysis ; Role of Education ; Ética
  • É parte de: Educação temática digital, 2007-01, Vol.8 (8), p.333-348
  • Descrição: Em sua conexão com a educação, a psicanálise permite lançar interrogantes sobre o papel da educação na vida dos sujeitos. O objetivo deste trabalho é propor uma discussão sobre a educação e a infância a partir de relatos clássicos como os de Schreber e Itard, bem como de obras literárias, a saber, Pinóquio e Frankenstein. A escolha de tais textos não foi aleatória, mas engendrada em seu tecido comum: a infância em suas diferentes concepções, e as implicações que se lançam no entendimento do que seja educar. A educação torna-se um fato de difícil acontecimento, quando a diferença entre adultos e crianças é negada em nome da Ciência, como sugerem algumas abordagens psicopedagógicas. A educação pode ocorrer de fato quando funciona segundo a ética do desejo. O compromisso deste artigo é o de apontar que o tornar-se sujeito é tributário de uma educação. Palavras-chave Educação; Infância; Psicanálise; Ética In its connections with education, psychoanalysis allows one to question the role of education in subjects' lives. The objective of this article is to discuss education and childhood, based on classical texts such as those by Schreber and Itard, as well as on two literary works, namely, Pinocchio and Frankenstein. These texts were not chosen at random, but rather because of an element they have in common, namely, childhood and its various conceptions. These texts also carry with them implications as to the very meaning of the act of educating. Education is a fact that rarely happens when the difference between adults and children is denied in the name of science. Education can indeed take place when it operates according to the ethic of desire. This article is committed to assert that becoming a subject is a tributary of an education.
  • Editor: Campinas: Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
  • Idioma: Português

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