skip to main content

História Oral: um Método para Investigar o Ensino de Física para Estudantes Cegos

Ferreira, Amauri Carlos ; Dickman, Adriana Gomes

Revista brasileira de educação especial, 2015-06, Vol.21 (2), p.245-258

Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    História Oral: um Método para Investigar o Ensino de Física para Estudantes Cegos
  • Autor: Ferreira, Amauri Carlos ; Dickman, Adriana Gomes
  • Assuntos: EDUCATION & EDUCATIONAL RESEARCH ; EDUCATION, SPECIAL ; Educação Especial ; Ensino de Física ; Estudantes Cegos ; História Oral
  • É parte de: Revista brasileira de educação especial, 2015-06, Vol.21 (2), p.245-258
  • Descrição: Neste artigo procura-se evidenciar o papel da história oral na pesquisa qualitativa como um instrumento fundamental na coleta de depoimentos de estudantes cegos ou professores de estudantes cegos, particularmente sobre o processo de ensino e aprendizagem de Física na Educação Básica. Tal procedimento metodológico permite, mediante a narrativa do entrevistado, seja este estudante ou professor, compreender quais são os problemas e os desafios no processo de ensino e aprendizagem e sua correlação com a história de vida dos estudantes. Entende-se, com esse trabalho, que a análise das narrativas de alunos cegos, nas vertentes temática e de vida, fornecem dados que orientam os passos que os pesquisadores devem seguir na elaboração de estratégias e materiais didáticos específicos para estudantes cegos, além de proporcionar uma compreensão mais profunda acerca do desempenho destes estudantes durante a aplicação dos testes. Assim, aponta-se para a utilização dessa metodologia e o que ela tem possibilitado no que se refere a pesquisas na área de física com estudantes cegos.
  • Editor: Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.