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Aplicabilidade do instrumento INTERMED na classificação do nível de complexidade e na elaboração do Projeto Terapêutico Singular de casos clínicos fictícios por profissionais de saúde da atenção primária à saúde

Camargo, Lisa Laredo De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto 2021-09-22

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Aplicabilidade do instrumento INTERMED na classificação do nível de complexidade e na elaboração do Projeto Terapêutico Singular de casos clínicos fictícios por profissionais de saúde da atenção primária à saúde
  • Autor: Camargo, Lisa Laredo De
  • Orientador: Marques, João Mazzoncini de Azevedo; Zanetti, Ana Carolina Guidorizzi
  • Assuntos: Assistência Integral À Saúde; Atenção Primária À Saúde; Gerenciamento De Caso; Comprehensive Health Care; Primary Health Care
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Introdução: Os serviços da atenção primária à saúde (APS) são considerados pilares importantes para a construção de novos modelos de atenção em saúde. O conhecimento sobre utilização de instrumentos que auxiliem os profissionais de saúde da APS na identificação das necessidades biopsicossociais dos usuários considerando seu nível de complexidade e sua utilidade na elaboração do Projeto Singular Terapêutico (PTS) é limitado, e as dimensões do sistema de saúde. Nessa direção, o instrumento INTERMED ao possibilitar a classificação da complexidade biopsicossocial de pacientes em diversos níveis de assistência, o entendimento de suas necessidades e atuar na melhora da comunicação entre os profissionais apresenta-se como um recurso importante a ser explorado. Objetivo: Avaliar a aplicabilidade do INTERMED na classificação do nível de complexidade e na elaboração do PTS de casos clínicos fictícios por profissionais de saúde que atuam em serviços da APS. Método: Estudo descritivo, exploratório desenvolvido em três serviços de APS do município de Ribeirão Preto - SP com os profissionais que atuam na linha de frente de cuidado da população atendida. O estudo percorreu quatro etapas: treinamento dos pesquisadores, treinamento dos profissionais de saúde, elaboração dos instrumentos de coleta de dados e coleta de dados. Para a coleta de dados foram utilizados três instrumentos e quatro casos clínicos fictícios elaborados pelos pesquisadores, que foram enviados aos participantes a partir da elaboração de um Survey público utilizando o REDCap, disponibilizado por email. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva. As respostas das questões abertas foram agrupadas considerando as semelhanças e inseridas em categorias. Resultados: 57 profissionais de saúde participaram do treinamento do INTERMED e oito responderam aos instrumentos de coleta de dados. A maioria informou ter obtido uma compreensão parcial do INTERMED, indicando necessidade de mais treinamento. Todos os profissionais acreditam que o INTERMED pode ser incluído na rotina da APS. Por outro lado, 62.5% informaram acreditar que o instrumento não possibilite a aquisição de novas informações sobre os pacientes. A maioria dos participantes identificou corretamento o nível de complexidade dos casos clínicos fictícios avaliados. Em relação a pontuação das variáveis dos domínios do INTERMED, as do domínio social obtiveram o maior número total de acertos. A maioria dos profissionais foi capaz de triar os casos fictícios como complexos e elegíveis para a confecção do PTS. Os itens selecionados para elaboração do PTS, em quase sua totalidade, foram semelhantes aos determinados pelos pesquisadores. Conclusão: Os resultados evidenciaram que o INTERMED pode ser um recurso interessante para utilização na rotina dos serviços de APS, para a classificação do nível de complexidade dos pacientes considerando o contexto biopsicossocial e para a elaboração do PTS dos usuários. Porém, o treinamento para sua aplicação deve ser aprimorado e mais estudos devem ser conduzidos envolvendo a sua utilização no contexto da APS e na construção do PTS.
  • DOI: 10.11606/D.22.2021.tde-15122021-101810
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2021-09-22
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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