skip to main content

Pesquisa e ação local: sobre bússola e outros instrumentos de viagem

Matheus, Tiago Corbisier

Psicologia USP, 2018-01, Vol.29 (1), p.31-39 [Peer Reviewed Journal]

Sao Paulo: Universidade de São Paulo - Instituto de Psicologia

Full text available

Citations Cited by
  • Title:
    Pesquisa e ação local: sobre bússola e outros instrumentos de viagem
  • Author: Matheus, Tiago Corbisier
  • Subjects: cultura ; educação ; método ; pesquisa-ação ; PSYCHOLOGY, MULTIDISCIPLINARY ; ética
  • Is Part Of: Psicologia USP, 2018-01, Vol.29 (1), p.31-39
  • Description: Resumo A partir de uma experiência de atuação numa região metropolitana afastada do centro da cidade de São Paulo, discutimos o método de pesquisa utilizado, pautado na proposta de pesquisa-ação. Em 2016, realizamos junto a duas escolas estaduais e uma organização voltada à educação e cultura, 33 oficinas e rodas de conversa com jovens, professores, gestores e agentes culturais. Como resultado, constatamos a fecundidade de ações pautadas pela escuta e reconhecimento de cada um como sujeito de direitos e capaz de posicionamento próprio. Para a formulação da estratégia de ações conjuntas, constatamos que os resultados dependem da construção de vínculos de parceria, de disponibilidade para escuta e da configuração de cada contexto social e institucional. Não sendo possível estabelecer um parâmetro único para todas as situações, a postura do pesquisador se torna a diretriz de seu percurso: sua ética é a bússola necessária para caminhar no mapa do território. Abstract From an experience in a region away from downtown São Paulo, Brazil, we discuss the research method used, based on the action research proposal. In 2016, along with two State schools and an organization devoted to education and culture, we developed 33 actions between workshops and round-table discussions with young people, teachers, managers, and cultural agents. As result, we could see the fruitfulness of actions guided by the listening and recognition of each person as a subject of law, capable of standing up for themselves. For the creation of the joint action strategy, we found out that the results depend on constructing partnership bonds as well as a willingness to listen and the configuration of each social and institutional context. Since it is not possible to establish a single parameter for all situations, the researcher’s position becomes their guideline: their sense of ethics is the compass needed to travel through the map of the territory. Résumé À partir d’une expérience d’action dans une région métropolitaine loin du centre de la ville de São Paulo, on discute la méthode de recherche utilisée, basant dans la proposition de recherche-action. En 2016, on a fait avec deux écoles d’état et une organisation d’éducation et culture, 33 ateliers et cercles de conversation avec des jeunes, professeurs, gestionnaires et agents culturels. Par conséquent, on constate la fécondité d’actions ponctuées par l’écoute et reconnaissance de chacun comme sujet avec droits et capables de se positionner lui-même. Pour la formulation de la stratégie d’actions conjointes, on constate que les résultats dépendent de la construction de liens de partenariat, de disponibilité à l’écoute et de la configuration de chaque contexte social et institutionnel. Compte rendu qui n’est pas possible d’établir un paramètre unique pour toutes les situations, la position du chercheur devient la directrice de son parcours : son éthique est le compas nécessaire à la marche dans le carte du territoire. Resumen A partir de una experiencia de actuación en una región metropolitana apartada del centro de la ciudad de São Paulo, discutimos el método de investigación utilizado, pautado en la propuesta de investigación-acción. En 2016, realizamos en dos escuelas estaduales y una organización orientada a la educación y cultura 33 oficinas y rodas de conversa con jóvenes, profesores, gestores y agentes culturales. Como resultado, constatamos la fecundidad de acciones pautadas por la escucha y reconocimiento de cada uno como sujeto de derechos y capaz de posicionamiento propio. Para la formulación de la estrategia de acciones conjuntas, constatamos que los resultados dependen de la construcción de vínculos de colaboración, de la disponibilidad para escucha y de la configuración de cada contexto social e institucional. No siendo posible establecer un parámetro único para todas las situaciones, la postura del investigador se vuelve la directriz de su recorrido: su ética es la brújula necesaria para caminar en el mapa del territorio.
  • Publisher: Sao Paulo: Universidade de São Paulo - Instituto de Psicologia
  • Language: English;Portuguese

Searching Remote Databases, Please Wait

  • Searching for
  • inscope:(USP_VIDEOS),scope:("PRIMO"),scope:(USP_FISICO),scope:(USP_EREVISTAS),scope:(USP),scope:(USP_EBOOKS),scope:(USP_PRODUCAO),primo_central_multiple_fe
  • Show me what you have so far