skip to main content

SISTEMAS OPERACIONAIS NO PROCESSO DE ENSINO DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL/THE USES OF TDIC'S IN THE TEACHING-LEARNING PROCESS OF SPECIAL EDUCATION STUDENTS AT THE FULL TIME SCHOOL IN THE CITY OF ARAGUATINS - TO/LOS USOS DE LOS TDIC'S EN EL PROCESO DE ENSEÑANZA-APRENDIZAJE DE LOS ESTUDIANTES DE EDUCACIÓN ESPECIAL DE LA ESCUELA DE TIEMPO COMPLETO DE LA CIUDAD DE ARAGUATINS - TO

Maneita, Vinicius Conceição ; Sousa, Maria Elaine Farias ; Castro, Ancelmo Frank Coelho ; de Sousa, Charles França

Revista Foco, 2024-02, Vol.17 (2), p.1 [Periódico revisado por pares]

Faculdade Novo Milenio

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    SISTEMAS OPERACIONAIS NO PROCESSO DE ENSINO DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL/THE USES OF TDIC'S IN THE TEACHING-LEARNING PROCESS OF SPECIAL EDUCATION STUDENTS AT THE FULL TIME SCHOOL IN THE CITY OF ARAGUATINS - TO/LOS USOS DE LOS TDIC'S EN EL PROCESO DE ENSEÑANZA-APRENDIZAJE DE LOS ESTUDIANTES DE EDUCACIÓN ESPECIAL DE LA ESCUELA DE TIEMPO COMPLETO DE LA CIUDAD DE ARAGUATINS - TO
  • Autor: Maneita, Vinicius Conceição ; Sousa, Maria Elaine Farias ; Castro, Ancelmo Frank Coelho ; de Sousa, Charles França
  • Assuntos: Computer science ; Sciences education ; Special education ; Special needs students
  • É parte de: Revista Foco, 2024-02, Vol.17 (2), p.1
  • Descrição: As ferramentas tecnológicas estão em constante evolução e a habilidade de utilizá-las é fundamental para o desenvolvimento intelectual. Existem estudantes que não têm acesso a essas ferramentas no contexto escolar. Nas escolas estaduais e municipais, falta a disciplina de informática no currículo. Muitos estudantes têm interesse em aprender, mas não têm condições de pagar por um curso adequado para enriquecer seu currículo e conhecimento. O projeto foi realizado na Escola de Tempo Integral (ETI), localizada em Araguatins - TO, com o objetivo de melhorar a cognição, memória e o raciocínio através da utilização de sistemas operacionais para alunos da educação especial. Isso permitirá que os estudantes conheçam um pouco sobre as tecnologias e os tipos de sistemas existentes, além de aprender conceitos, funções, histórico, arquitetura, hardware, software e máquinas de níveis. Tudo isso é importante para o desenvolvimento pessoal e acadêmico dos alunos, pois sabemos que a tecnologia é uma excelente ferramenta de inclusão e pode beneficiar positivamente o desenvolvimento do estudante da educação especial. O método utilizado foi introduzir os alunos especiais a sala de recursos e a teoria sobre sistemas operacionais, como histórico, conceitos e arquitetura. Após os encontros teóricos realizamos a aula prática trabalhando todo o conteúdo trabalhado na teoria como os comandos no MS-DOS dos sistemas operacionais e finalizamos com a instalação do sistema operacional. O projeto proporcionou aos alunos compreender os sistemas operacionais e despertar o interesse deles para a área de informática com ênfase em sistemas. Palavras-chave: Educação especial; inclusão; sistemas operacionais; tecnologia. Technological tools are constantly evolving and the ability to use them is fundamental to intellectual development. There are students who do not have access to these tools in the school context. In state and municipal schools, the discipline of computer science is lacking in the curriculum. Many students are interested in learning, but cannot afford to pay for a suitable course to enrich their curriculum and knowledge. The project was carried out at Escola de Tempo Integral (ETI), located in Araguatins - TO, with the aim of improving cognition, memory and reasoning through the use of operating systems for special education students. This will allow students to learn a little about the technologies and types of existing systems, as well as learn concepts, functions, history, architecture, hardware, software and level machines. All this is important for the personal and academic development of students, as we know that technology is an excellent tool for inclusion and can positively benefit the development of the special education student. The method used was to introduce special students to the resource room and the theory about operating systems, such as history, concepts and architecture. After the theoretical meetings we conducted the practical class working all the content worked in theory as the commands in the MS-DOS operating systems and finalized with the installation of the operating system. The project provided students with an understanding of operating systems and arouse their interest in the area of computer science with an emphasis on systems. Keywords: Special education; inclusion; operating systems; technology. Las herramientas tecnológicas están en constante evolución y la capacidad de utilizarlas es fundamental para el desarrollo intelectual. Hay estudiantes que no tienen acceso a estas herramientas en el contexto escolar. En las escuelas estatales y municipales, hay una falta de disciplina en TI en el plan de estudios. Muchos estudiantes están interesados en aprender, pero no pueden permitirse un curso adecuado para enriquecer su currículo y sus conocimientos. El proyecto se llevó a cabo en la Escuela de Tiempo Completo (ETI), ubicada en Araguatins - TO, con el objetivo de mejorar la cognición, la memoria y el razonamiento a través del uso de sistemas operativos para estudiantes de educación especial. Esto permitirá a los estudiantes aprender un poco sobre las tecnologías existentes y los tipos de sistemas, así como aprender conceptos, funciones, historia, arquitectura, hardware, software y máquinas de nivel. Todo esto es importante para el desarrollo personal y académico de los estudiantes, porque sabemos que la tecnología es una excelente herramienta de inclusión y puede beneficiar positivamente el desarrollo del estudiante de educación especial. El método utilizado fue introducir a los estudiantes especiales a la sala de recursos y la teoría sobre los sistemas operativos, tales como historia, conceptos y arquitectura. Después de las reuniones teóricas realizamos la clase práctica trabajando todo el contenido trabajado en la teoría como los comandos en MS-DOS de los sistemas operativos y terminamos con la instalación del sistema operativo. El proyecto proporcionó a los estudiantes una comprensión de los sistemas operativos y despertó su interés en el área de la computación centrada en los sistemas. Palabras clave: Educación especial; inclusión; sistemas operativos; tecnología.
  • Editor: Faculdade Novo Milenio
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.