skip to main content

Nursing and Global Health social determinants of health in the training of nurses

Isabel Amélia Costa Mendes Carla Aparecida Arena Ventura; Laís Fumincelli; Valtuir Duarte de Souza Júnior; Simone de Godoy Costa

Revista Brasileira de Enfermagem - REBEn Brasília v. 71, supl. 4, p. 1700-1705, 2018

Brasília 2018

Localização: EERP - Esc. Enfermagem Ribeirão Preto    (pcd 2961508 Estantes Deslizantes )(Acessar)

  • Título:
    Nursing and Global Health social determinants of health in the training of nurses
  • Autor: Isabel Amélia Costa Mendes
  • Carla Aparecida Arena Ventura; Laís Fumincelli; Valtuir Duarte de Souza Júnior; Simone de Godoy Costa
  • Assuntos: DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE; SAÚDE PÚBLICA; ENSINO; POLÍTICA DE SAÚDE; ENFERMAGEM; Social Determinants Of Health; Global Health; Education; Nursing; Public Policies
  • É parte de: Revista Brasileira de Enfermagem - REBEn Brasília v. 71, supl. 4, p. 1700-1705, 2018
  • Descrição: Objetivo: Avaliar em que grau uma amostra de docentes de enfermagem entende que os determinantes sociais de saúde afetam a saúde e se o tema é abordado no ensino de graduação em enfermagem no Brasil. Método: Estudo metodológico realizado com 222 docentes de escolas de enfermagem brasileiras. Foram analisadas as respostas do domínio “Determinantes sociais e ambientais de saúde” referente ao questionário “Competências Básicas Essenciais de Saúde Global”. Resultados: Em sua maioria, os docentes apresentaram tempo de atuação no ensino superior de enfermagem acima de 10 anos. Dentre os participantes, grande parte concordou totalmente ou concordou sobre a relevância dos conteúdos relacionados ao tema para a formação de enfermeiros. Conclusão: Neste estudo, os docentes concordaram que os determinantes sociais e ambientais de saúde devem ser ministrados nos cursos de enfermagem, uma vez que é fundamental que a enfermagem valorize esse conhecimento e o introduza gradativamente em sua grade curricular
    Objetivos: Evaluar en qué grado una muestra de docentes de enfermería entiende que los determinantes sociales de salud afectan la salud, y si el tema es abordado en la enseñanza de grado de enfermería en Brasil. Método: Estudio metodológico realizado con 222 docentes de escuelas de enfermería brasileñas. Fueron analizadas las respuestas del dominio “Determinantes sociales y ambientales de salud”, referente al cuestionario “Competencias Básicas Esenciales de Salud Global”. Resultados: En su mayoría, los docentes presentaron tiempo de actuación en enseñanza superior de enfermería superior a 10 años. Entre los participantes, gran parte concordó totalmente o concordó sobre la importancia de contenidos relacionados al tema en la formación de enfermeros. Conclusión: Los docentes concordaron en que los determinantes sociales y ambientales de salud deben ser dictados en los cursos de enfermería, toda vez que resulta fundamental que la enfermería valore este conocimiento y lo introduzca gradualmente en su grilla curricular
  • Editor: Brasília
  • Data de criação/publicação: 2018
  • Formato: p. 1700-1705.
  • Idioma: Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.