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"Essa língua também é minha" imigrantes nas escolas paulistanas como neofalantes de português brasileiro

Priscila Vasconcelos Silva Valéria Gil Condé

2023

Localização: FFLCH - Fac. Fil. Let. e Ciências Humanas    (https://doi.org/10.11606/D.8.2023.tde-09112023-193758 )(Acessar)

  • Título:
    "Essa língua também é minha" imigrantes nas escolas paulistanas como neofalantes de português brasileiro
  • Autor: Priscila Vasconcelos Silva
  • Valéria Gil Condé
  • Assuntos: ENSINO; APRENDIZAGEM; LÍNGUA; MIGRAÇÃO; Ensino-Aprendizagem; Língua Não-Materna; Neofalantes; Novos Falantes
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Neste trabalho propõe-se que a terminologia neofalante (Ramallo, 2013; 2020; Smith-Christmas et al., 2018) seja aplicada para descrever estudantes que falam uma língua que não é sua língua materna. O conceito de neofalante, no contexto paulistano, refere-se a alunos migrantes aprendendo o português, assim como brasileiros que aprendem a norma-padrão através da escola. Seu uso tem como propósito aproximá-los em uma abordagem de ensino de língua portuguesa que contemple semelhanças e diferenças que ambos os grupos possuem em relação à norma-padrão. O conceito de neofalante vai além da descrição do status de falante do aluno, permitindo que políticas e abordagens pedagógicas sejam desenvolvidas na sala de aula para facilitar a inclusão linguística, bem como o sucesso acadêmico e social do aluno. A partir da diversidade linguística presente em sala de aula, o trabalho propõe uma discussão teórica, um estudo de caso sobre o uso do conceito de neofalante em uma escola secundária em Burela (Galiza, Espanha), Modelo Burela (2005 - presente), e a aplicação de uma sequência didática (Dolz, Noverraz, Schneuwly, 2004) que utiliza o conceito, adotada em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais na cidade de São Paulo. A sequência tem como resultado a produção de um podcast de entrevistas com temas relacionados à migração, como cultura e histórias de deslocamento. A atividade proporcionou a integração entre alunos de diferentes origens e línguas-maternas, e possibilidades de
    aprendizado e uso do gênero textual entrevista sem que houvesse distinções hierárquicas entre falantes. O objetivo da pesquisa é verificar se a abordagem dos alunos migrantes como neofalantes do português brasileiro facilita o desenvolvimento de habilidades na língua portuguesa e a integração aluno-escola. Consideramos que esta abordagem pode ser incorporada ao ensino de migrantes na cidade de São Paulo, a fim de evitar que a dicotomia entre língua padrão e oralidade seja sinônimo de exclusão social e fornecer aos professores uma ferramenta para inclusão em sala de aula
  • Data de criação/publicação: 2023
  • Formato: 271 p.
  • Idioma: Português

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