skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Os Stories jornalísticos no Instagram: investigando os novos formatos de narrativas nas mídias sociais

Vellei, Carolina Dos Santos

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2020-12-11

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Os Stories jornalísticos no Instagram: investigando os novos formatos de narrativas nas mídias sociais
  • Autor: Vellei, Carolina Dos Santos
  • Orientador: Silva, Wagner Souza e
  • Assuntos: Stories; Instagram; Jornalismo; Mídias Sociais; Smartphones; Stories; Social Media; Journalism
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação.
  • Descrição: Os smartphones se tornaram protagonistas dos fluxos comunicacionais da sociedade e facilitaram a participação das pessoas nas plataformas digitais de mídias sociais. Esse fenômeno serviu de pano de fundo para a criação dos Stories, em 2013, um formato narrativo para dispositivos móveis que oferece a proposta inovadora de autodestruição de suas postagens após 24 horas. Os Stories ganharam projeção a partir de 2016, quando a ferramenta foi implementada no Instagram e, rapidamente, também adotada por outras plataformas digitais. Com a reconfiguração do cenário de mídias, as empresas produtoras de notícias passaram a ter mais um espaço para atuação e a possibilidade de alcançar novos públicos, principalmente os mais jovens que povoam os Stories. Assim, o jornalismo, que também enfrenta crises com o aumento da disseminação de desinformação, é desafiado a superar o anacronismo de suas rotinas de produção para estabelecer um diálogo mais profundo e legítimo com a sua audiência. Com o objetivo de compreender a presença jornalística nos Stories do Instagram, aplicamos no nosso trabalho a metodologia exploratória combinada com a análise de conteúdo nas publicações dos perfis dos jornais Estadão e Folha durante o período de sete dias. Como resultado, desenvolvemos um modelo metodológico para o estudo de publicações no formato Stories e também categorizamos os principais componentes das narrativas jornalísticas nesse ambiente, dividindo-os em elementos narrativos, visuais, interativos, jornalísticos e comerciais. Também constatamos que a construção de stories jornalísticos é simultaneamente influenciada por valores audiovisuais, comerciais, interativos e narrativos presentes na lógica de funcionamento do Instagram. Em nossas discussões teóricas, percebemos que os Stories se destacam pela possibilidade de criar narrativas com percursos não-lineares de navegação através de hiperlinks e etiquetas de metadados, além da oferta de ferramentas de design acessíveis e automatizadas, que potencializam a expressão de emoções e de laços afetivos. Entendemos que, nos Stories, a equalização de vozes estimula a formação de relações mais humanas na prática jornalística e oferece uma conexão direta entre os jornalistas e o público.
  • DOI: 10.11606/D.27.2020.tde-08032021-230133
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2020-12-11
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.