skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Inovação como uma nova função organizacional: caracterização a partir da experiência de empresas industriais de grande porte no Brasil.

Bagno, Raoni Barros

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica 2014-03-07

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Inovação como uma nova função organizacional: caracterização a partir da experiência de empresas industriais de grande porte no Brasil.
  • Autor: Bagno, Raoni Barros
  • Orientador: Salerno, Mario Sergio
  • Assuntos: Empresas Industriais; Funções Organizacionais; Gestão Da Inovação; Industrial Companies; Innovation Management; Organizational Functions
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Programa Engenharia (Engenharia de Produção)
  • Descrição: Nas últimas décadas é notória a crescente importância que vem sendo dada ao desenvolvimento de inovações por parte de empresas, principalmente nos setores industriais. Entretanto, diferentemente de situações em que a inovação ocorre de maneira fortuita e eventual, desafios especiais se reservam às organizações que se engajam na geração de inovações de forma sistemática. Nesta linha, um conjunto de iniciativas empresariais parece apontar na direção de um aglutinamento de atividades relacionadas à gestão da inovação em grupos dedicados: Diretoria de Inovação Tecnológica, Comitê de Inovação, Núcleo de Gestão da Inovação, Gerência de Planejamento Estratégico e Inovação, etc. são alguns dos nomes de instâncias da organização que tem assumido a responsabilidade se debruçar sobre esta questão. Tomando como conceito de função organizacional a existência de um grupo identificável e com uma missão específica na organização, alguns estudos tem afirmado que a inovação surge como uma nova função organizacional das empresas. Neste contexto nasce a questão central deste trabalho: o que caracteriza a função organizacional inovação, considerando as iniciativas de diferentes empresas industriais de grande porte engajadas na sistematização da inovação no Brasil? Partindo da contextualização geral e importância da temática da inovação nos sistemas produtivos, o estudo recorre a três desdobramentos da literatura de inovação como bases teóricas. Parte-se da conceituação e dimensões da inovação, discutem-se as diferentes perspectivas para o processo de se gerar inovações e, finalmente, busca-se dar um panorama das abordagens gerenciais que visam sistematizar a prática da inovação nas organizações. Na sequência, são apresentadas ainda considerações da literatura quanto à definição e caracterização de funções organizacionais. A estratégia metodológica adotada é o estudo de casos múltiplos, com lógica predominantemente indutiva. O recorte do estudo está em organizações industriais de grande porte atuantes no Brasil e, neste contexto, são abordadas as experiências de quinze empresas na constituição de grupos dedicados de inovação. O estudo destes casos revela um conjunto de características para a função inovação que surge nestas empresas, dividas em seis perspectivas: propósito geral da função inovação, origens dos grupos, legitimidade e norteamento da função, pessoas, atribuições da função inovação e perspectivas futuras. Ao final são apresentadas as principais implicações da pesquisa, limitações e sugestões para trabalhos futuros.
  • DOI: 10.11606/T.3.2014.tde-30122014-112317
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica
  • Data de criação/publicação: 2014-03-07
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.