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Modelagem integrada do problema de programação de tripulantes de aeronaves
Wagner de Paula Gomes Nicolau Dionísio Fares Gualda 1946-2021
2013
Localização:
EPBC - Esc. Politécnica-Bib Central
(FT-3344 versão corr. )
(Acessar)
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Título:
Modelagem integrada do problema de programação de tripulantes de aeronaves
Autor:
Wagner de Paula Gomes
Nicolau Dionísio Fares Gualda 1946-2021
Assuntos:
TRANSPORTE AÉREO
;
MÃO-DE-OBRA QUALIFICADA
;
PESQUISA OPERACIONAL
;
PROGRAMAÇÃO LINEAR
;
HEURÍSTICA
Notas:
Tese (Doutorado)
Notas Locais:
Programa Engenharia de Transportes
Descrição:
Esta pesquisa trata o Problema de Programação de Tripulantes (PPT), presente no planejamento operacional das empresas aéreas. O principal objetivo do PPT é atribuir o conjunto de tripulantes requeridos para a operação dos voos de uma malha aérea de maneira a minimizar o custo total da tripulação, levando em conta a legislação pertinente e a satisfação dos tripulantes. O PPT é normalmente dividido na literatura em dois subproblemas independentes, modelados e resolvidos sequencialmente: Problema de Determinação de Viagens (PDV) e Problema de Atribuição de Escalas (PAE). Esta decomposição não incorpora os atributos (disponibilidade, qualificação, senioridade e preferências individuais) dos tripulantes de forma global, o que não permite uma estimativa real de custo e afeta a qualidade da solução final. O estado da arte envolve a solução integrada do PPT, eliminando a necessidade de se resolver inicialmente o PDV e permitindo a obtenção de uma solução mais realista. O PPT, no entanto, é de natureza combinatória. Assim sendo, esta pesquisa propõe e explora modelos baseados em programação linear inteira e em heurísticas para a solução integrada do PPT. Os modelos foram testados com sucesso para a solução de instâncias baseadas na malha real de três empresas aéreas brasileiras.
Data de criação/publicação:
2013
Formato:
142 p.
Idioma:
Português
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