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Desenvolvimento de modelo de identidade para marca setorial: um estudo sobre a marca Brasil Fashion System

Lourenção, Marina Toledo De Arruda

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto 2016-06-24

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Desenvolvimento de modelo de identidade para marca setorial: um estudo sobre a marca Brasil Fashion System
  • Autor: Lourenção, Marina Toledo De Arruda
  • Orientador: Giraldi, Janaina de Moura Engracia
  • Assuntos: Marca Brasil Fashion System; Marca Setorial; Modelo De Identidade De Marcas Setoriais; Brand Brasil Fashion System; Identity Model For Sector Brands; Sector Brand
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Alguns setores da economia não se identificam ou não se beneficiam da imagem passada pelo seu país de origem. Para eles é necessária a criação de uma identidade própria por meio das marcas setoriais, para competição no mercado externo. O presente estudo propõe um modelo de identidade para marcas setoriais e verifica sua aplicabilidade para a marca setorial Brasil Fashion System. Foram definidos três objetivos específicos. O primeiro consiste em identificar quais são os atributos envolvidos na construção da identidade setorial da marca estudada diante das organizações responsáveis pela sua formação. O segundo, em identificar quais são os aspectos comuns percebidos na sua identidade entre as organizações responsáveis pela sua formação. O terceiro, em identificar quais são os desafios e os benefícios trazidos pela marca setorial Brasil Fashion System. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa exploratória por meio de entrevistas em profundidade, realizadas com três grupos: i) Gestores das associações que fazem parte da marca Brasil Fashion System; ii) Gestora da Agência de Promoção a Exportação Brasileira (Apex-Brasil); iii) Diretor da empresa Gad, responsável pela consultoria realizada para a marca setorial estudada. Os resultados indicam que os atributos do modelo de identidade para marcas setoriais podem ser aplicados à marca Brasil Fashion System com exceção de dois elementos: embalagem e ação dos distribuidores e fornecedores. Foi descoberto que os atributos da identidade da marca setorial de moda não foram percebidos de modo convergente pelas associações que a compõem e, por fim, que a marca setorial Brasil Fashion System atualmente não está trazendo benefícios para o setor de moda brasileiro porque não está sendo utilizada corretamente. Os entrevistados acreditam que se a sua campanha de marketing fosse colocada em prática a marca poderia trazer benefícios ao setor. Os motivos indicados pela falta de utilização da marca estão relacionados à dificuldade de encontrar mercados-alvo comuns entre as associações para que elas possam realizar eventos no exterior em conjunto; ao grande número de marcas da Apex existentes e que devem ser utilizadas ao mesmo tempo pelas associações; à definição de atributos para a Brasil Fashion System que não são adequados a todas as associações; à frequente troca de gestores da Apex e das associações que dificulta a continuidade de projetos setoriais e à ausência de um comitê responsável pelo desenvolvimento da marca. Acredita-se que marcas setoriais que representem setores menores podem trazer maiores benefícios, uma vez que a sua gestão é facilitada pelo menor número de diversidade existente entre as organizações representadas pela marca. Espera-se que o modelo desenvolvido possa ser aplicado para a construção da identidade de marcas setoriais de outros setores em trabalhos posteriores, contribuindo para a gestão e estudos nesta área
  • DOI: 10.11606/D.96.2016.tde-05092016-163551
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2016-06-24
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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