skip to main content

Restabelecimento da estética do sorriso com restauração em resina composta após clareamento dental relato de caso

Beatriz Pinotti Vicenzotti Arnaldo Jose Capellan Lopez; Laís Santos Albergaria; Rafael Francisco Lia Mondelli; Juliana Fraga Soares Bombonatti; COB - Congresso Odontológico de Bauru "Prof. Dr. Marco Antonio Hungaro Duarte" (35. 2022 Bauru)

Anais Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo, 2022

Bauru Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo 2022

Acesso online

  • Título:
    Restabelecimento da estética do sorriso com restauração em resina composta após clareamento dental relato de caso
  • Autor: Beatriz Pinotti Vicenzotti
  • Arnaldo Jose Capellan Lopez; Laís Santos Albergaria; Rafael Francisco Lia Mondelli; Juliana Fraga Soares Bombonatti; COB - Congresso Odontológico de Bauru "Prof. Dr. Marco Antonio Hungaro Duarte" (35. 2022 Bauru)
  • Assuntos: ESTÉTICA DENTÁRIA; RESINAS COMPOSTAS; RESTAURAÇÃO COM MATERIAL ESTÉTICO; CLAREAMENTO DE DENTE
  • É parte de: Anais Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo, 2022
  • Notas: Disponível em: https://cob.fob.usp.br/wp-content/uploads/sites/954/2022/11/ANAIS_35_COB_2022.pdf. Acesso em: 22 dez. 2022
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: O restabelecimento da harmonia do sorriso em pacientes com dentes escurecidos e restaurados pode ser feito inicialmente pelo clareamento dental seguido de um novo procedimento restaurador possibilitando tratamentos restauradores menos invasivos e estéticos. Diante disso, o presente relato de caso clínico foi restabelecer a estética do sorriso com restauração em resina composta após clareamento dental. Paciente do gênero feminino, 33 anos, cirurgiã-dentista, compareceu na clínica de Dentística Clínica da Integrada da Faculdade de Odontologia de Bauru (Universidade de São Paulo, Bauru-SP-Brasil), com queixa de insatisfação com a estética do sorriso. Após o planejamento do tratamento, o primeiro passo foi realizar um clareamento dental Nanowhite Flex 35% (DMC) com duas trocas do gel de três minutos de ativação e um minuto de descanso entre cada ativação. Após a sessão de clareamento, as restaurações em resina composta de cavidade Classe III na mesial dos dentes 21 e 22 se destoaram da cor dos dentes. Depois de 3 semanas, foi realizado uma nova avaliação e foi comprovado a necessidade da substituição das restaurações. Dessa forma, foi realizado o isolamento absoluto, remoção da restauração que estava insatisfatória, preparo cavitário adequado, condicionamento ácido seletivo do esmalte com ácido fosfórico a 37% por 30 segundos e aplicação do adesivo Single Bond Universal (3M - ESPE). Em seguida, a confecção da restauração direta com resina composta Empress Direct cor A1 de esmalte (Ivoclar), sendo cada incremento fotopolimerizado por 40 segundos. O mesmo protocolo foi utilizado para a realização das restaurações diretas em resina composta nos dentes 21 e 22. Contudo, o estudo visou restabelecer a estética e harmonia do sorriso através de mínimas intervenções restauradoras, principalmente atendendo as expectativas do paciente.
  • Editor: Bauru Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2022
  • Formato: p. 228.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.