A modernidade oficial: a arquitetura das escolas públicas do Distrito Federal (1928-1940)
ABCD PBi
A modernidade oficial: a arquitetura das escolas públicas do Distrito Federal (1928-1940)
Autor:
Oliveira, Beatriz Santos De
Orientador:
Corona, Eduardo
Assuntos:
Escolas
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História Da Arquitetura
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Not Available
Notas:
Dissertação (Mestrado) -- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
Este estudo pretende investigar o que foi a modernidade brasileira durante seu período inicial, a partir da arquitetura das escolas públicas construídas na capital do país durante o período de 1928-1940. A arquitetura das escolas, pensada dentro de uma historicidade concreta, foi discutida como paradigma de um projeto de modernização da sociedade e da própria arquitetura. Os conteúdos globais e culturais implícitos no desenvolvimento de uma tipologia funcional - o prédio escolar - permitiram pensar não só o próprio processo de desenho e as implicações da atividade projetual, como também, responder objetivamente sobre a criação de um espaço moderno em arquitetura, condizente com o discurso oficial que se dizia moderno e revolucionário. De uma maneira mais abrangente, o estudo reflete sobre o grau de influência das determinações sociais globais sobre a forma, enquanto expressão plástica e organização espacial.
DOI:
10.11606/D.16.1991.tde-05122022-135820
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Data de criação/publicação:
1991-08-19
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
Disponível na Biblioteca:
FAU Maranhão - Fac. Arquit. Urbanismo- Pos-Grad. (043:727.1 O48m )