skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Procedimento para auxiliar o processo ensino/ aprendizagem na engenharia

Carvalho, Anna Cristina Barbosa Dias De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos 2002-09-27

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Procedimento para auxiliar o processo ensino/ aprendizagem na engenharia
  • Autor: Carvalho, Anna Cristina Barbosa Dias De
  • Orientador: Porto, Arthur Jose Vieira
  • Assuntos: Ciclo De Kolb; Ensino; Tecnologia Educacional; Educational Technology; Kolb Cycle; Teaching
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: A globalização trouxe uma aproximação entre as culturas, os hábitos e o conhecimento. É possível participar de trabalhos com pesquisadores do outro lado do mundo, bem como transferir informações de estoques, ordem de compra ou modificações no processo produtivo utilizando as telecomunicações e a informática. Ela modificou as relações entre empresa e mercado, facilitando a mudança de produto, mas exigindo flexibilidade e criatividade para permanecer nesse mercado. Essa mudança atingiu todas as áreas: econômica, social e cultural. O consumidor passou a ter um outro perfil, mais exigente e conhecedor de seus direitos. Ele é capaz de comprar não somente no mundo físico, mas no mundo virtual. Não está mais disposto a pagar pelos problemas ocorridos dentro de fábrica ou na distribuição do produto. Esse consumidor é exigente e busca sempre novos produtos que venham melhorar sua vida. A Universidade é parte desse contexto. É ela a fonte geradora de questionamentos, ciência e conhecimentos. É através das universidades que são formadas as elites responsáveis pelo desenvolvimento econômico e social do país. Sendo assim, é necessário que a universidade, através de suas áreas, conheça as mudanças ocorridas no mercado e levante aquelas que são coerentes para o melhor desenvolvimento dos futuros profissionais que serão formados por ela. Esse trabalho tem por finalidade apresentar um procedimento para ajudar os professores dos cursos de Enfenharia a planejarem suas aulas de forma a contemplar competências necessárias na nova sociedade globalizada. O conhecimento do ciclo da aprendizagem é a base para desenvolver um professor mais envolvido com seus alunos e mais comprometido com o aprendizado
  • DOI: 10.11606/T.18.2002.tde-23052024-115845
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos
  • Data de criação/publicação: 2002-09-27
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.