skip to main content

Phonogram 108.077 (Brazilian Odeon): George W. Johnson's lundum

Palombini, Carlos

Per musi : revista de performance musical, 2011-01 (23), p.58 [Periódico revisado por pares]

Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Phonogram 108.077 (Brazilian Odeon): George W. Johnson's lundum
  • Autor: Palombini, Carlos
  • É parte de: Per musi : revista de performance musical, 2011-01 (23), p.58
  • Notas: ObjectType-Article-1
    content type line 24
    ObjectType-Feature-2
    SourceType-Magazines-1
  • Descrição: Through an examination of the phonogram Gargalhada (pega na chaleira) [laughter (picking up the kettle)], chansonnette sung by Eduardo das Neves, the origin of the expression "pegar na chaleira" (bootlicking) emerges, together with incongruities in the Instituto Moreira Salles online catalogue. Probably recorded in 1906, six years before the establishment of the Odeon plant in Rio, the piece was labelled as a lundum, a paradigmatically Afro-Brazilian genre, in the 1915-1926 catalogues. The music and laughter that Neves appropriates to himself were created by George W. Johnson, the first black star of early phonography, and reused in other Casa Edison (Brazilian Odeon) recordings on sale from 1913 to 1919. But while the former North American slave ridicules himself in accordance with white stereotypes, the self-designated crioulo stages a satire on the behaviour of upper-class Rio de Janeiro males. In this process, the coon song turns into its antithesis. Um exame do fonograma Gargalhada (pega na chaleira), cançoneta por Eduardo das Neves, expõe a origem da expressão "pegar na chaleira" e revela incongruências nos critérios de catalogação online do Instituto Moreira Salles. Provavelmente datada de 1906, a gravação aparece como um "lundu" em catálogos comerciais de 1915-1926, e as mesmas ideias musicais foram reaproveitadas em outros registros sonoros da Casa Edison comercializados entre 1913 e 1919. A música e o gargalhar que Neves reaproveita foram criados por George Washington Johnson, o primeiro astro negro da gravação mecânica. Mas enquanto o ex-escravo norte-americano se auto-ridiculariza de acordo com estereótipos brancos, o autodenominado "crioulo" encena uma sátira ao comportamento masculino das classes dominantes do Rio. Neste processo, a coon song transforma-se na antítese do gênero.
  • Editor: Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.