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Vínculos do feminino puericultura e relações de gênero (1920-1940)

Rosângela Ferreira de Souza Cynthia Pereira de Sousa

2004

Localização: FE - Faculdade de Educação    (TE 301.412 S725v )(Acessar)

  • Título:
    Vínculos do feminino puericultura e relações de gênero (1920-1940)
  • Autor: Rosângela Ferreira de Souza
  • Cynthia Pereira de Sousa
  • Assuntos: CUIDADO DA CRIANÇA (ESTUDO E ENSINO); EDUCAÇÃO FEMININA -- 1920-1940; CRIANÇAS -- 1920-1940; ENSINO PROFISSIONAL E TÉCNICO (FEMININO) -- 1920-1940
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O presente trabalho teve como objetivo analisar aspectos relacionados ao movimento ascensional, nas primeiras décadas da República (1930-1940), do ensino da puericultura em escolas profissionais femininas, escolas normais e escolas primárias (somente para as meninas) e seu desenvolvimento, tomando a disciplina como segmento da educação doméstica e sanitária. A investigação deste tema pretendeu pesquisar os principais aspectos da disciplina em cursos de educação doméstica das escolas profissionais femininas, bem como a questão da obrigatoriedade dos cursos de puericultura para a formação feminina em escolas primárias e profissionais, que tinham por objetivos garantir uma ordem familiar tradicional, higiênica e moral mediante a abordagem dos preceitos de saúde e higiene. A dissertação utilizou como fonte nuclear a revista Educação, publicada entre 1927 e 1961, privilegiando a produção da revista referente ao período compreendido entre 1927 e 1940, fase em que foram publicados os 76 artigos selecionados para a análise aqui apresentada. ) Tais artigos discorrem a respeito do ensino da puericultura, vinculado a temas como educação doméstica, educação sanitária, formação profissional e docente feminina. A análise dessa temática na revista Educação definiu como principal finalidade conhecer aspectos importantes da educação feminina do período e informações acerca das idéias e conceitos do ensino da disciplina. Dessa forma, tal estudo possibilitou o
    reconhecimento de características dos discursos que veiculavam as representações e prescrições destinadas à formação feminina no espaço profissional docente. As investigações que tomam por base a imprensa periódica educacional permitem compreender os modos de produção e circulação de saberes, examinando o desenvolvimento de alguns conceitos, as diversas influências sociais presentes em suas páginas, com o auxílio de outras fontes e documentos de e sobre o período a ser estudado
  • Data de criação/publicação: 2004
  • Formato: 131 p anexos.
  • Idioma: Português

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