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Felicidade controversa volição, prescrição e lógica na eudaimonia aristotélica

Fernando Gazoni Marco Antonio de Avila Zingano

2012

Localização: FFLCH - Fac. Fil. Let. e Ciências Humanas  Teses CAPH  (11633N )(Acessar)

  • Título:
    Felicidade controversa volição, prescrição e lógica na eudaimonia aristotélica
  • Autor: Fernando Gazoni
  • Marco Antonio de Avila Zingano
  • Assuntos: Aristóteles 384-322 a.C; ARISTOTELISMO; ÉTICA -- GRÉCIA ANTIGA; FILOSOFIA ANTIGA; Ação; Action; Eudaimonia; Produção; Production
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Atualmente a Ética Nicomaqueia apresenta-se como uma obra fraturada. O tratamento do conceito de eudaimonia feito por Aristóteles não parece ser muito claro. Por um lado, ele privilegia explicitamente a atividade contemplativa como a eudaimonia perfeita e dessa forma dá ao conceito uma acepção dominante. Por outro lado, muito do tratamento teórico dispensado à atividade das virtudes éticas faz supor que a vida ideal deveria combinar contemplação e atividade prática em um todo coerente, e o resultado deveria ser uma eudaimonia inclusivista. A essa falta de coalizão somam-se ainda outros problemas. Por exemplo, qual é a correta interpretação de certos argumentos, notadamente o argumento de abertura do segundo capítulo do primeiro livro da Ética Nicomaqueia (EN I.2), sobre o qual pesa a acusação de ser falacioso, o argumento da finalidade e o argumento da autossuficiência (apresentados em EN I.7). Este trabalho tem como objetivo estabelecer uma interpretação coerente da eudaimonia. Apresento razões para considerar consistente o argumento de abertura de EN I.2, razões que o fazem coeso com os argumentos apresentados em EN I.7. A interpretação procura conciliar aspectos volitivos, prescritivos e lógicos do conceito de eudaimonia e dessa forma explicar a divisão entre as concepções inclusivista e dominante. Para tanto, é necessário ter em mente o escopo intensional da ética aristotélica e a distinção proposta por Aristóteles entre ação produtiva e ação prática
  • Data de criação/publicação: 2012
  • Formato: 220 p.
  • Idioma: Português

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