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Estratégia empresarial, aprendizagem e competências: análise de suas inter-relações em uma empresa de telecomunicações do norte do Paraná

Munck, Luciano

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade 2005-12-16

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Estratégia empresarial, aprendizagem e competências: análise de suas inter-relações em uma empresa de telecomunicações do norte do Paraná
  • Autor: Munck, Luciano
  • Orientador: Fleury, Maria Tereza Leme
  • Assuntos: Administração De Recursos Humanos; Administração Estratégica; Aprendizagem Organizacional; Gestão Por Competências; Competency Management; Human Resource Management; Organizational Learning; Strategic Management
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Inspirada nas perspectivas de um cenário de exigências diferenciadas e sofisticadas em termos de gestão de pessoas e almejando contribuir para a ampliação do conhecimento sobre uma relação considerada essencial para as organizações, esta tese se propõe a identificar, descrever e analisar as inter-relações entre estratégia empresarial, aprendizagem e competências. Circunscrevendo a análise na reflexão e discussão de cada um dos componentes da relação e em suas articulações. Analisou-se também, objetivando aprimoramento e aprofundamento na compreensão da relação, um modelo de gestão por competências, implementado há oito anos, em uma empresa de telecomunicações do norte do Paraná. O estudo, guiado pelas premissas da pesquisa de cunho qualitativo, se desenvolveu, portanto, com base em um estudo de caso único. Para a coleta de dados, utilizou-se a pesquisa documental e a entrevista em profundidade, fundamentada em roteiros específicos para cada assunto tratado e para cada público inquirido: gestores, funcionários-chave e consultores. Para o tratamento e interpretação dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo. Os resultados indicaram, a princípio, que a relação pesquisada possui alto potencial para orientar e proporcionar sentido e consistência para as ações organizacionais, inclusive, mostrou-se fundamental para a obtenção de resultados no modelo de gestão por competências. Contudo, o alcance do alinhamento dos propósitos dos componentes da relação se mostrou bastante desafiador e distante de acontecer nas empresas. Na experiência prática analisada não foi possível verificá-lo. Evidenciou-se também, que a clara orientação estratégica e a pré-existência de competências para elaboração e implementação de estratégias são fundamentais para que a articulação entre estratégia, aprendizagem e competências esteja direcionada para os objetivos propostos e para o alinhamento. Sem o alinhamento, tanto o modelo de gestão por competências, quanto a aprendizagem organizacional e individual, embora sejam instrumentos de gestão que proporcionam possibilidades de criação de valor e de diferenciais para as empresas, tendem a não atingir resultados satisfatórios.
  • DOI: 10.11606/T.12.2005.tde-30032023-113624
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
  • Data de criação/publicação: 2005-12-16
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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