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Adaptação cultural do Questionário de Alimentação Infantil (QAI) para uso no Brasil

Silva, Rafaella Alves

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto 2019-12-03

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Adaptação cultural do Questionário de Alimentação Infantil (QAI) para uso no Brasil
  • Autor: Silva, Rafaella Alves
  • Orientador: Furtado, Maria Cândida de Carvalho
  • Assuntos: Alimentação Saudável; Pré-Escolar; Obesidade; Estudos De Validação; Conhecimento; Healthy Eating; Knowledge; Obesity; Preschool; Validation Studies
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Para compor ações de cuidado à criança, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança, Eixo Estratégico II - Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável - defende a nutrição adequada e o acesso a alimentos seguros e nutritivos como direito da criança para atingir padrões altos de saúde. Considerando a importância de ofertar alimentos saudáveis para crescimento e desenvolvimento oportunos às crianças brasileiras, as evidências científicas sobre a necessidade de promover hábitos de vida benéficos e pela ausência de instrumentos nacionais validados que investigam conhecimento de pais sobre alimentação saudável de seus filhos, este estudo teve o objetivo de realizar a adaptação cultural, no Brasil, do Questionário de Alimentação Infantil (QAI), para uso com pais de crianças em idade pré-escolar. Realizou-se um estudo metodológico foi desenvolvido em um município de médio porte do nordeste paulista entre março e setembro de 2018. Para alcance do objetivo, percorreram-se as etapas propostas por referencial que envolveu padronização idiomática do instrumento; avaliação por comitê de especialistas; retrotradução; painel de pacientes; versão adaptada do instrumento e teste piloto. Realizou-se a padronização idiomática para manter a compreensão do instrumento quando adaptado culturalmente na mesma língua, mas em países distintos. Esta foi avaliada por dois profissionais de língua portuguesa, que resultou em duas versões, posteriormente sintetizadas em uma única versão. Sete juízes compuseram o comitê de especialistas que validaram esta versão, com concordância acima de 80% para 54 das 55 afirmações do QAI. Acataram-se as alterações por não interferirem no QAI e após aprovação da autora. Procedeu-se à retrotradução, também com alterações necessárias para a realidade brasileira e após autorização da autora. Para a validação semântica, 30 pais (painel de pacientes) de crianças matriculadas em Centros de Convivência Infantil (CCI) responderam itens do QAI que foi subdividido em cinco grupos de 11 afirmações cada. Verificou-se compreensão de todos os itens, à exceção de um deles que não faz parte da realidade brasileira; também alterado com autorização da autora, resultando na versão adaptada. Então, conduziu-se o estudo piloto com 55 pais de outras CCI; eles assinalaram, no QAI, verdadeiro ou falso para todas as 55 afirmações. Para análise, utilizou-se o coeficiente de Kuder-Richardson (KR20) e obteve-se correlação dos itens com o total, com veracidade para valores superiores a 0,7. Da validação semântica, identificaram-se percentuais acima de 92% para boa compressão dos itens do QAI. Do estudo piloto, obtiveram-se valores entre 0,72 e 0,76 para os 55 itens do questionário, ou seja, boa consistência, o que confirma a fidedignidade da versão brasileira. A versão adaptada culturalmente do QAI no Brasil é fidedigna e válida para avaliar o conhecimento dos pais quanto à alimentação saudável de crianças em idade pré-escolar. E seu uso tem potencial para contribuir para atuação de profissionais com crianças nessa faixa etária e oportunizar a identificação de melhores práticas na alimentação infantil que favoreçam crescimento e desenvolvimento saudáveis. E, ainda, estimular, nas famílias brasileiras, formação e manutenção de hábitos saudáveis, podendo ser um redutor dos quadros de sobrepeso e obesidade infantil no país.
  • DOI: 10.11606/D.22.2020.tde-23032020-140052
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2019-12-03
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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