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Comunicação em saúde no aleitamento materno: desenvolvimento e validação de cenário para a simulação clínica na enfermagem

Graminha, Poliana Monti Fonseca

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto 2019-12-04

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Comunicação em saúde no aleitamento materno: desenvolvimento e validação de cenário para a simulação clínica na enfermagem
  • Autor: Graminha, Poliana Monti Fonseca
  • Orientador: Goes, Fernanda dos Santos Nogueira de
  • Assuntos: Aleitamento Materno; Comunicação; Educação Em Enfermagem; Simulação Clínica; Breastfeeding; Clinical Simulation; Communication; Nursing Education
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Introdução: As taxas de sobrevida dos recém-nascidos seriam aumentadas se profissionais de saúde se comunicassem eficientemente para que mãe e família adote cuidados simples, efetivos e baratos, como o ao aleitamento materno (AM). Várias organizações nacionais e internacionais elegeram o AM como a estratégia principal para melhoria da saúde a curto prazo; portanto, proporcionar espaços para que estudantes e profissionais de enfermagem construam conhecimentos sólidos e aplicáveis no cotidiano do mundo do trabalho sobre o AM se faz urgente para a aprendizagem crítica e reflexiva, que poderá ser aplicada na prática profissional. Nesse sentido, a simulação clínica tem sido uma estratégia de ensino recomendada para formação em saúde pois tem o potencial de associar o desenvolvimento da comunicação com as competências de tomada de decisão, raciocínio clínico e relacionar teoria/prática. Objetivos: Validar um cenário para simulação clínica sobre aleitamento materno, com foco na comunicação em saúde, aplicado a formação do enfermeiro para atuação no SUS. Método: Pesquisa aprovada no Comitê de Ética em Pesquisa, CAAE, 88588618200005393, protocolo 2.972.457. Estudo metodológico em duas etapas: 1) desenvolvimento e validação semântica do cenário de simulação e, 2) validação do cenário durante a atividade simulada em laboratório. Na etapa 1, a construção do cenário foi realizada de acordo com roteiro instrucional para elaboração do caso clínico e normas de boas práticas para simulação. A validação semântica do cenário contou com a participação de cinco docentes enfermeiros experts em enfermagem neonatal e em simulação clínica no ensino que preencheram um instrumento tipo Likert, para análise de conteúdo e aparência do caso clínico quanto as possibilidades de \"concordo fortemente\" até \"discordo fortemente\" para cada um dos itens. Na etapa 2, para a validação do cenário nas fases de prebriefing, simulação e debriefing ocorreu durante uma atividade de simulação em laboratório; participaram três docentes de enfermagem e nove pós-graduandos que preencheram um checklist, avaliando se cada ação do cenário de simulação era (ou não) realizada. Resultados: Na validação semântica (etapa 1), todos os critérios atingiram 100% de concordância entre os experts. Sugestões foram emitidas pelos experts e incorporadas na versão final do cenário. Na etapa 2, validação do cenário de simulação em atividade no laboratório, todos os itens do checklist foram considerados como atividades realizadas por mais de 80% dos validadores, excetuando-se o item \"avaliação das mamas\" (70,2%); os validadores relataram surpresa pela presença de atores e caracterização das atrizes que deu grande realismo à cena. Considerações finais: O cenário simulado construído e validado apresenta-se adequado para ser utilizado no processo ensino-aprendizagem de estudantes de enfermagem e pode ser um aliado na educação permanente da equipe de saúde.
  • DOI: 10.11606/D.22.2020.tde-23032020-134758
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2019-12-04
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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