skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Diálogos em delay:especulações em torno de uma temporalidade outra do encontro pedagógico; Dialogues in delay: speculations about a whole other temporality of the pedagogical encounter

Aquino, Julio Groppa

Educação e Pesquisa; v. 43 n. 2 (2017); 311-326

Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação 2017-04-01

Acesso online

  • Título:
    Diálogos em delay:especulações em torno de uma temporalidade outra do encontro pedagógico; Dialogues in delay: speculations about a whole other temporality of the pedagogical encounter
  • Autor: Aquino, Julio Groppa
  • Assuntos: Pedagogy; Temporality; Michel Foucault; Marguerite Yourcenar; Pedagogia; Temporalidade
  • É parte de: Educação e Pesquisa; v. 43 n. 2 (2017); 311-326
  • Descrição: In order to conjecture an expansive ethical-political groundwork capable of fostering an eminently critical attitude before the educational present, the text hereby presented is organized according to three interconnected argumentative plateaux. The first of them is devoted to the novel Memoirs of Hadrian and, in particular, to Marguerite Yourcenar’s reflections on the method of composition of the work and of her peculiar mode of addressing the past. Then, by means of a certain game of contrast with the writer’s viewpoint, some hallmarks of the Foucauldian theoretical legacy are brought about, especially concerning the interplay between present, history and truth. Thus, one managed to create an argumentative ambience settled on the notions of regime of truth, of genealogical history and of the ontology of the present. The final text discussions are dedicated to focusing, alongside Michel Foucault’s own experience as a teacher, on the two main topics – the care of the self and parrhesia – of the thinker’s ulterior intellectual course, bearing in mind their possible pedagogical implications. With that, one sought to cast a gaze on the pedagogical encounter that, by conferring a certain ethical-stylistic potency on it, reclaims a time regime other than the transactions which take place therein.
    A fim de conjecturar um plano ético-político expansivo capaz de fomentar uma atitude eminentemente crítica ante o presente educacional, o texto que ora se apresenta organiza-se segundo três patamares argumentativos articulados. No primeiro deles, debruçamo-nos sobre o romance Memórias de Adriano e, em especial, sobre as reflexões de Marguerite Yourcenar acerca do método de composição da obra e de seu modo particular de endereçamento ao passado. Em seguida, por meio de uma espécie de jogo de contraste com o ponto de vista da escritora, são trazidos à baila alguns marcos do legado teórico foucaultiano, especialmente no que se refere aos jogos cruzados entre presente, história e verdade. Tratou-se, assim, de criar uma ambiência argumentativa assentada nas noções de regimes de verdade, de história genealógica e de ontologia do presente. As discussões finais do texto dedicam-se a focalizar, a par da própria experiência de Michel Foucault como professor, as duas tópicas principais do percurso ulterior do pensador − o cuidado de si e a parrhesía −, tendo em vista suas possíveis implicações pedagógicas. Com isso, almejou-se perspectivar uma mirada sobre o encontro pedagógico que, ao lhe conferir certa potência ético-estilística, reclama um regime de tempo diverso nas transações que aí tomam lugar.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/136756/132493; https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/136756/132494
  • Editor: Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2017-04-01
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português;Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.