skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Metodologias ativas: efeitos de verdade acerca da inovação no ensino dentro da racionalidade neoliberal

Godinho Leal, Rafaela Esteves ; Sales, Shirlei Rezende

Eccos (São Paulo, Brazil), 2021-06 (57), p.e10725-19 [Periódico revisado por pares]

Sao Paulo: Universidade Nove de Julho (UNINOVE); Programa de Pós-Graduação em Educação

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Metodologias ativas: efeitos de verdade acerca da inovação no ensino dentro da racionalidade neoliberal
  • Autor: Godinho Leal, Rafaela Esteves ; Sales, Shirlei Rezende
  • Assuntos: Computer Assisted Instruction ; Educational innovations ; Foucault, Michel ; Higher education ; Innovation ; Neoliberalism ; Rationality ; Teaching
  • É parte de: Eccos (São Paulo, Brazil), 2021-06 (57), p.e10725-19
  • Descrição: A inovação tornou-se um imperativo na sociedade contemporânea. Nela, à docência universitária é convocada a utilizar metodologias ativas como forma de inovar no ensino. Divulga-se que essas metodologias produzem sujeitos ativos e autônomos. Nesse sentido, neste artigo busca-se compreender os efeitos de verdade acerca das metodologias ativas na produção de estudantes ativas/os. Ele traz parte dos resultados de uma pesquisa, cujo corpus é constituído pelos ditos em circulação no curso de formação de professoras/es universitárias/os, bem como de entrevistas realizadas com participantes dessa formação. Utilizou-se como referencial as ferramentas teóricas e analíticas do filósofo Michel Foucault, a saber: dispositivo, discurso, poder e verdade. Por meio da rede metodológica que articulou elementos da netnografia educacional, de entrevistas narrativas e da análise do discurso de inspiração foucaultiana, desenvolveu-se o argumento de que a docência inovadora está em continuidade com a produção da posição de sujeito discipulus iacto. Conclui-se que as demandas postas à docência universitária inovadora, para utilizar metodologias ativas, atendem à urgência de forjar a posição de sujeito discipulus iacto na racionalidade neoliberal. As demandas pelo uso de metodologias ativas, portanto, governam as condutas discentes e docentes no ensino universitário inovador.  
  • Editor: Sao Paulo: Universidade Nove de Julho (UNINOVE); Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Idioma: Inglês;Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.