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Produção do texto argumentativo escrito aspectos lingüísticos e discursivos

Maria Rosa Petroni Maria Adélia Ferreira Mauro

2002

Localização: FFLCH - Fac. Fil. Let. e Ciências Humanas    (T PETRONI, M.R. 2002 )(Acessar)

  • Título:
    Produção do texto argumentativo escrito aspectos lingüísticos e discursivos
  • Autor: Maria Rosa Petroni
  • Maria Adélia Ferreira Mauro
  • Assuntos: ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS; REDAÇÃO
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: O tema central desta tese é a produção do texto/discurso argumentativo escrito por jovens adultos universitários, aprovados em exame vestibular para o Curso de Letras iniciado, no ano de 1999. O objetivo da tese é discutir e analisar um processo de produção textual argumentativa escrita que, por um lado, se fundamenta na inter-relação entre as atividades de leitura e de escrita como determinantes para o desenvolvimento e aperfeiçoamento das capacidades lingüístico-discursivas escritas desses alunos; por outro lado, assume os pressupostos teóricos de uma concepção de linguagem que a considera como resultado de um trabalho lingüístico realizado por um sujeito sócio-historicamente constituído e que incorpora o processo de produção ao produto final de sua atividade escrita. Esta tese divide-se em três capítulos. No primeiro, são discutidas as falhas e dificuldades manifestadas pelos alunos na redação do texto dissertativo produzido no exame vestibular. São discutidas as possíveis causas do fracasso nessa redação, levando-se em conta o tipo de ensino de leitura e produção escrita oferecido hoje pela instituição escolar. Também são apreciadas as contribuições de autores que vêm se preocupando, há algum tempo, com o problema do fracasso na escrita. No segundo capítulo, é descrito um projeto de escritura, definido a partir da realização de seqüências didáticas argumentativas, que visam a sensibilizar o aluno para as características específicas da construção e da compreensão
    do gênero textual argumentativo, quais sejam, a polifonia e a subjetividade. Também nesse capítulo é apresentada a fundamentação teórica que embasa não apenas a elaboração do projeto de escritura, bem como fornece as categorias selecionadas para a ) análise do corpus coletado a partir da realização dos projetos de escritura. No terceiro capítulo são apresentadas e discutidas as análises, voltadas especialmente para a instauração do ponto de vista discursivo e para a negociação e inserção do discurso relatado no discurso produzido pelo aluno. Nas considerações finais são apresentados os resultados mais significativos alcançados com esta pesquisa, com destaque para as operações argumentativas e as estratégias discursivas incorporadas pelos alunos-sujeito desta pesquisa
  • Data de criação/publicação: 2002
  • Formato: 317 p anexos.
  • Idioma: Português

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