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Acompanhamento de gestantes no pré-natal de alto risco da Maternidade Cachoeirinha: contrarreferência na Atenção Primária à Saúde

Oliveira, Ana Carolina Brito De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem 2018-05-24

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Acompanhamento de gestantes no pré-natal de alto risco da Maternidade Cachoeirinha: contrarreferência na Atenção Primária à Saúde
  • Autor: Oliveira, Ana Carolina Brito De
  • Orientador: Gryschek, Anna Luiza de Fatima Pinho Lins
  • Assuntos: Atenção Primária À Saúde; Enfermagem; Pré-Natal De Alto Risco; Referência E Contrarreferência; High Risk Prenatal Care; Nursing; Primary Health Care; Reference And Counter-Reference
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Introdução: A atenção durante o ciclo gravídico puerperal é de extrema importância para garantir a saúde materna e infantil, devendo o pré-natal ocorrer prioritariamente na Atenção Primária à Saúde, respeitando-se a realização de no mínimo sete consultas e a captação da gestante o mais precocemente possível, conforme preconizado nas políticas públicas dessa área. Entretanto, muitas vezes, depara-se com situações fora da normalidade obstétrica, em que patologias relacionadas à gestante e/ou ao feto, impõe a referência da assistência para um nível mais complexo de atenção. Nesse momento, frente a ineficácia dos mecanismos de contrarreferência, a Atenção Primária poderá deixar de obter as informações necessárias para o correto acompanhamento dessas mulheres e de seus conceptos. O presente estudo procurou evidenciar como têm ocorrido os mecanismos de referência e contrarreferência das gestantes encaminhadas por Unidades Básicas de Saúde da Zona Norte do município de São Paulo, para uma Maternidade Escola, referência para gestantes de alto risco, nessa mesma região. Objetivo: Investigar limites e potencialidades do sistema de referência e contrarreferência, no acompanhamento de gestantes de alto risco, encaminhadas para a Maternidade Escola Dr. Mário de Moraes Altenfelder Silva, mais conhecida como Maternidade Escola Cachoeirinha. Método: Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, do tipo estudo de caso, tomando como participantes 14 enfermeiros e 9 médicos das UBS Vila Dionísia e Dra. Ilza Hutzler. Além das entrevistas individuais semiestruturadas, realizou-se a caracterização da população estudada. A partir do referencial teórico adotado, emergiram três unidades temáticas: o sistema de saúde; o funcionamento do sistema de referência e contrarreferência e fatores estruturais das Unidades Básicas de Saúde. A análise dos discursos foi realizada empregando-se a técnica de análise de conteúdo de Bardin, tendo sido evidenciadas 7 subunidades temáticas empíricas. Resultados e Discussão: A análise dos dados permitiu a avaliação do sistema de referência e contrarreferência e da observância dos princípios e diretrizes do SUS, com relação ao pré-natal de alto risco, realizado na Maternidade Cachoeirinha. Evidenciou-se que não ocorre a contrarreferência para as UBS, dessa forma, a continuidade da assistência durante o pré-natal de alto risco, no puerpério e para o recém-nascido é prejudicada. Além disso, observou-se que o conhecimento sobre o SUS, por parte dos trabalhadores entrevistados é deficiente e o conteúdo é pouco abordado durante os programas de graduação. Conclusões: Deve haver capacitação para os profissionais da atenção primária e terciária de forma integrada, no que se refere aos princípios e diretrizes do SUS, principalmente no que diz respeito à referência e contrarreferência. Faz-se necessária também, a capacitação de médicos e enfermeiros das UBS em pré-natal. Para esse estudo, que se trata de um Mestrado Profissional, foram elaboradas duas ferramentas, o fluxograma e o formulário de acompanhamento da gestante de alto-risco, para serem utilizados nas trocas de informações dentro da APS e da atenção terciária. O formulário deverá ser preenchido pela Maternidade mensalmente, e posteriormente, por mala direta, enviada às UBS.
  • DOI: 10.11606/D.7.2019.tde-29112018-161843
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Data de criação/publicação: 2018-05-24
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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