skip to main content

Novena (1964) de Milton Nascimento e Márcio Borges: primórdios da síntese do Clube da Esquina

Fausto Borém ; Wilson Lopes

Per musi : revista de performance musical, 2014-12 (30), p.24-39 [Periódico revisado por pares]

Escola de Música da UFMG

Sem texto completo

Citações Citado por
  • Título:
    Novena (1964) de Milton Nascimento e Márcio Borges: primórdios da síntese do Clube da Esquina
  • Autor: Fausto Borém ; Wilson Lopes
  • Assuntos: análise estilística da música popular ; Clube da Esquina ; Milton Nascimento e Márcio Borges ; música popular brasileira ; música, cinema e política
  • É parte de: Per musi : revista de performance musical, 2014-12 (30), p.24-39
  • Descrição: Análise de Novena, canção de 1964 que inaugurou a carreira de compositores da dupla do então cantor-instrumentista Milton Nascimento e do letrista Márcio Borges. O contexto histórico, especialmente a partir de depoimentos dos dois artistas (BORGES, 1996, 2010, 2012; NASCIMENTO, 1993, 1996, 2009, 2012; BORGES e NASCIMENTO, 2012a, 2012b, 2012c, 2012d, 2012e, 2012f, 2012g, 2012h, 2012i, 2012j) e elementos melódicos, harmônicos e da relação texto-música da canção, percebidos na transcrição da única gravação de Milton Nascimento (NASCIMENTO e BORGES, 1993), apontam para a síntese de uma estética que se consolidou no Clube da Esquina, cujos membros desenvolveram carreiras com perfis ecléticos e uma linguagem musical estilisticamente híbrida.
  • Editor: Escola de Música da UFMG
  • Idioma: Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.