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Comunicação em cuidados paliativos: proposta educacional para profissionais de saúde

Araujo, Monica Martins Trovó De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem 2011-02-14

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Comunicação em cuidados paliativos: proposta educacional para profissionais de saúde
  • Autor: Araujo, Monica Martins Trovó De
  • Orientador: Silva, Maria Julia Paes da
  • Assuntos: Comunicação Interpessoal. Cuidados Paliativos. Equipe Multiprofissional. Educação Em Saúde; Interpersonal Communication. Palliative Care. Multi-Professional Team. Health Education
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Este estudo objetivou conceber, aplicar e avaliar a eficácia de um programa de capacitação em comunicação interpessoal em cuidados paliativos. O programa foi desenvolvido com base em referencial teórico de comunicação interpessoal em saúde, de processo de morrer e nos princípios e filosofia dos cuidados paliativos. Foi aplicado à 303 profissionais de saúde de distintas disciplinas, em 11 turmas, em 5 diferentes instituições, no período de agosto de 2008 a julho de 2009. Os conhecimentos e habilidades comunicacionais dos sujeitos foram avaliados antes e imediatamente após a capacitação por meio da aplicação de um instrumento de avaliação especialmente desenvolvido para este estudo. Um ano após a intervenção educacional, 32 sujeitos que haviam completado a capacitação foram entrevistados, com o intuito de avaliar se os conhecimentos e habilidades adquiridos/aprimorados eram mantidos com o transcorrer do tempo e aplicados na prática diária destes profissionais. As variáveis qualitativas foram trabalhadas por agrupamentos por semelhança e expressas segundo sua frequência, por número e porcentagem. Para a análise das variáveis quantitativas foram utilizadas médias e medianas para resumir as informações e desvios-padrão, mínimo e máximo, para indicar a variabilidade dos dados. Para realizar a comparação entre as médias dos sujeitos de diferentes turmas foram utilizados os teste não paramétricos de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis, assumindo-se nível de significância de 5%. Os discursos dos sujeitos foram analisados de acordo com a metodologia de análise do conteúdo. Os dados evidenciaram a superficialidade do conhecimento teórico e das habilidades comunicacionais empíricas pré-capacitação. Após a intervenção educacional houve aprimoramento de conhecimentos e habilidades comunicacionais em cinco das sete dimensões avaliadas, evidenciado pela alta significância estatística (p-valor < 0,0001) na comparação dos escores pré e pós-capacitação. As estratégias comunicacionais mais valorizadas pelos profissionais na atenção paliativista foram o toque afetivo, a afirmação verbal de solicitude, a escuta ativa e a presença mais frequente. Os conhecimentos e habilidades adquiridos/ aprimorados mantiveram-se no decorrer de um ano, à medida que do discurso dos sujeitos após este período emergiram sete categorias que evidenciaram que o aprendizado maior que a capacitação lhes proporcionou foi a prática comunicacional reflexiva. Esta prática possibilitou aos sujeitos reflexão e auto-avaliação constantes, propiciando mudanças em suas atitudes comunicacionais no âmbito paliativista. Frente ás evidências de sua eficácia recomenda-se a adoção do programa para a capacitação de profissionais de saúde em formação e já atuantes, tanto em âmbito acadêmico quanto das instituições de saúde.
  • DOI: 10.11606/T.7.2011.tde-31052011-123633
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Data de criação/publicação: 2011-02-14
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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