skip to main content

Estudos de recepção para entender os usos da mídia na escola

Roseli Figaro

Comunicação & educação São Paulo v. 15, n. 3, p. 17-28, 2010

São Paulo 2010

Localização: ECA - Escola de Comunicações e Artes    (301.16 Comunicação & educação )(Acessar)

  • Título:
    Estudos de recepção para entender os usos da mídia na escola
  • Autor: Roseli Figaro
  • Assuntos: COMUNICAÇÃO; RECEPÇÃO -- ESTUDO; MEIOS DE COMUNICAÇÃO; INTERNET; WEB 2.0; REDES SOCIAIS
  • É parte de: Comunicação & educação São Paulo v. 15, n. 3, p. 17-28, 2010
  • Notas: Disponível em: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v15i3p17-28. Acesso em: 14 dez. 2015
  • Descrição: A autora trata da temática da recepção abordando tanto os meios de comunicação tradicionais quanto os novos meios viabilizados pela internet. Destaca que, se os dispositivos para a comunicação em massa segmentaram a produção e a recepção, simulando um receptor passivo, na atualidade, a web 2 e as redes sociais estão potencializando o processo comunicacional, prometendo dar visibilidade ao papel do sujeito como receptor/produtor de discursos. Defende os estudos de recepção como abordagem teórico-metodológica que permite ao pesquisador entender o papel dos meios de comunicação e como eles repercutem no cotidiano dos grupos sociais, nas diferentes comunidades e culturas. Os estudos de recepção possibilitam, no campo comunicação/educação, sair da oposição emissor todo-poderoso versus receptor passivo ou, por outro lado, da simulação emissor neutro versus receptor/consumidor todo-poderoso. As pesquisas com essa abordagem têm como objetivo compreender a comunicação como processo que se realiza na/pela interação de sujeitos determinados, históricos e que se inter-relacionam a partir de um contexto, compartilhando sistemas de códigos culturais; e, ao fazê-lo, atuam (agem), produzindo/renovando a sociedade
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2010
  • Formato: p. 17-28.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.