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A avaliação de mães sobre suas práticas de educação de filhos em dois contextos brasileiros

Lúcia Vaz de Campos Moreira Zélia Maria Mendes Biasoli-Alves

Ciência, Cuidado e Saúde Maringá v. 5, n. 2, p. 175-183, 2006

Maringá 2006

Localização: FFCLRP - Fac. Fil. Ciên. Let. de R. Preto    (pcd 1598223 )(Acessar)

  • Título:
    A avaliação de mães sobre suas práticas de educação de filhos em dois contextos brasileiros
  • Autor: Lúcia Vaz de Campos Moreira
  • Zélia Maria Mendes Biasoli-Alves
  • Assuntos: PRÁTICAS DE CRIAÇÃO INFANTIL; RELAÇÕES PAIS-CRIANÇA
  • É parte de: Ciência, Cuidado e Saúde Maringá v. 5, n. 2, p. 175-183, 2006
  • Descrição: O presente estudo tem por objetivo descrever concepções e práticas adotadas por mães com nível superior de escolaridade, oriundas de dois contextos, na educação de seus filhos com idades entre dois e sete anos. Foram utilizados três instrumentos de coleta de dados: a) dois roteiros de entrevista, um para identificação e outro sobre família e educação de filhos; b) e um questionário elaborado a partir do "Roteiro reestruturado de Biasoli-Alves e Graminha". Participaram 50 mães de nível universitário, com união marital estável e filho com idade entre dois e sete anos, sendo 25 de uma cidade do interior paulista e 25 de uma capital do Nordeste, identificadas a partir de cursos de pós-graduação lato sensu de Universidades Privadas. Os resultados mostram pouca diferença nas práticas de mães dos dois contextos e, como eram todas de nível universitário, infere-se que, provavelmente, a influência sa variação do contexto cultural nas praticas de educação de crianaçs seja menos evidente porque a maior influencia é a do nível educacional.
  • Editor: Maringá
  • Data de criação/publicação: 2006
  • Formato: p. 175-183.
  • Idioma: Português

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