skip to main content
Guest
e-Shelf
My Account
Sign out
Sign in
This feature requires javascript
Tags
e-Journals
e-Books
Databases
USP Libraries
Help
Help
Language:
English
Spanish
Portuguese (Brazil)
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
General Search
General Search
Physical Collection
Physical Collections
USP Intelectual Production
USP Production
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Physical Collection
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Physical Collection
Advanced Search
Browse Search
This feature requires javascript
This feature requires javascript
A cor na Bauhaus teorias e metodologias didáticas e a inflência da doutrina de Goethe
Lilian Ried Miller Barros Elide Monzeglio
2001
Available at
FAU - Fac. Arquitetura e Urbanismo
(CD 955 )
and other locations
(GetIt)
This feature requires javascript
Locations & Holds
Details
Reviews & Tags
Requests
More
Virtual Browse
This feature requires javascript
Actions
Add to e-Shelf
Remove from e-Shelf
E-mail
Print
Permalink
Citation
EasyBib
EndNote
RefWorks
Delicious
Export RIS
Export BibTeX
This feature requires javascript
Title:
A cor na Bauhaus teorias e metodologias didáticas e a inflência da doutrina de Goethe
Author:
Lilian Ried Miller Barros
Elide Monzeglio
Subjects:
Bauhaus
;
COMUNICAÇÃO VISUAL
Notes:
Dissertação (Mestrado)
Description:
A Bauhaus, escola de arte e design fundada na Alemanha em 1919, deixou um legado consistente no que diz respeito à educação artística em todo o mundo. Esta pesquisa concentra-se nas teorias da cor e nas etodologias didáticas desenvolvidas por quatro mestres da Bauhaus: Johannes Itten (1888- 1967), Paul Klee (1879-1940), Wassily Kandinsky (1866-1944) e Josef Albers (1888-1976), considerados aqui como os mais representativos. A qualidade dos seus ensinamentos teóricos, examinando os aspectos essenciais da experiência visual e da criatividade artística reflete os objetivos e ambições da escola: produzir o bom design e o projeto engajado, de forma a satisfazer as necessidades de uma sociedade moderna, baseada no espírito cooperativo de trabalho com a indústria, Klee e Kandinsky desenvolveram teorias da criação, analisando as funções básicas e as associações entre formas e cores, enquanto Itten e Albers concentraram-se em metodologias didáticas. A partir da análise das respostas subjetivas e objetivas dos estudantes, passando pelo reconhecimento das forças que governam a percepção visual das cores, esses mestres trilharam um novo caminho para o ensino das artes. Ao final dessa dissertação, nós demonstramos uma fonte comum de conhecimento na Bauhaus, considerando o estudo das cores: "A Doutrina das Cores" de Johannes W. von Goethe, escrita cerca de um século antes (1810). A teoria de Goethe ofereceu aos artistas do século XX uma nova abordagem no que diz
respeito ao uso e entendimento das cores. Desde Newton, a cor era considerada como uma disciplina da f[isica. As questões levantadas por Goethe ampliaram os domínios de estudo da cor, incluíndo campos como o da fisiologia e psicologia
Creation Date:
2001
Format:
224 p CD-ROM.
Language:
Portuguese
Links
This item in the Library Catalog
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Back to results list
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Searching Remote Databases, Please Wait
Searching for
in
scope:(USP_FISICO)
Show me what you have so far
This feature requires javascript
This feature requires javascript