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As texturas sonoras como interface na produção do conhecimento científico: experimentando o som enquanto expressividade conceitual

Rocha, Felipe Neves Da

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2018-08-23

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    As texturas sonoras como interface na produção do conhecimento científico: experimentando o som enquanto expressividade conceitual
  • Autor: Rocha, Felipe Neves Da
  • Orientador: Sant'Anna, Sérgio Bairon Blanco
  • Assuntos: Hipermídia; Interdisciplinaridade; Produção Do Conhecimento Científico; Texturas Sonoras; Hipermidia; Interdisciplinarity; Production Of Scientific Knowledge; Sound Textures
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Versão corrigida
  • Descrição: A presente pesquisa propõe-se a investigar de maneira interdisciplinar, a produção do conhecimento científico por meio da criação de texturas sonoras, como interfaces conceituais hipermidiáticas autônomas, capazes de promover a experiência estética com conceitos acadêmicos. Começaremos abordando a ampliação da escuta proposta por Schaeffer, Schafer, Nancy, Oliveros, dentre outros. Em seguida, a partir das proposições e interlocuções oferecidas por Sérgio Bairon acerca das texturas sonoras, localizaremos suas origens na hipermídia, bem como as características e o modo de ser herdados desta, que fazem delas ambientes hipermidiáticos. Chamaremos outros autores ao diálogo, entre eles, Hans-Georg Gadamer, Lucia Santaella, Edgar Morin, Michel de Certeau, Gilbert Durand, Lorenzo Vilches, Massimo Di Felice e Pierre Levy, que contribuirão nos proporcionando um entendimento mais amplo, sobre os contextos sociais, culturais e tecnológicos que tornam produções hipermidiáticas, a exemplo das texturas sonoras, uma alternativa promissora e viável para a renovação metodológica nas práticas científicas, que, ainda hoje, têm, quase que exclusivamente na escrita, a única forma confiável de representação da verdade e do real. Estes autores também nos ajudarão a compreender as capacidades e as formas de pensamento necessárias ao pesquisador, no contexto de produções hipermidiáticas. Identificaremos as interfaces da escrita sonora e, ao final, analisaremos texturas sonoras produzidas para três disciplinas ao longo do curso, oferecidas por diferentes programas de pós-graduação da Universidade de São Paulo.
  • DOI: 10.11606/D.8.2019.tde-08032019-143927
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2018-08-23
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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