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Metodologia para avaliação de soluções energéticas híbridas para transporte sobre trilhos: caso do TIC São Paulo-Campinas.
Batista, André Heleno
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica 2024-03-04
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Título:
Metodologia para avaliação de soluções energéticas híbridas para transporte sobre trilhos: caso do TIC São Paulo-Campinas.
Autor:
Batista, André Heleno
Orientador:
Salles, Maurício Barbosa de Camargo
Assuntos:
Energia Elétrica (Aplicações
;
Uso)
;
Estudo De Caso
;
Sistemas Elétricos De Potência
;
Transporte Ferroviário
;
Energy Efficiency
;
Operational Costs
;
Isolated Electrical System
;
Railway Electric Mobility
;
Reduction Of Co2 Emissions
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Notas Locais:
Programa Engenharia Elétrica
Descrição:
Este trabalho desenvolveu uma metodologia para realização de simulações de marcha e energética em sistemas isolados no modal ferroviário. Buscou-se torná-la uma ferramenta útil para encontrar o melhor recurso energético para alimentar trens de ferrovias não eletrificadas. Focou-se na redução de emissões de CO2, no aumento de eficiência energética e na redução de custos operacionais. Como caso de estudo, foi modelado um trem para passageiros que percorreu a linha ferroviária de interligação entre as cidades São Paulo/SP e Campinas/SP, pela qual foram realizadas simulações variando parâmetros de movimento, como velocidade e aceleração máximas, bem como foram simuladas diferentes configurações do sistema de alimentação. Os recursos considerados foram o diesel, o biodiesel puro (B100), mistura B20, o gás hidrogênio (H2), o gás natural e as baterias. A metodologia contou com a produção de um conjunto de procedimentos que abrangeram desde características de um trem e de uma via, até o desenvolvimento de simulações energéticas e análises. O estudo de caso constatou que o CO2 anula as emissões de H2 do trem, porém esta opção ainda tem sido a mais dispendiosa. O gás natural se destacou com os resultados mais econômicos. O B100 apresentou redução significativa nas emissões e custo operacional muito menor que o 2. Sobretudo, as opções com o uso de 2, gás natural e B20 obtiveram, nessa ordem, os melhores destaques. Os resultados mostraram a possibilidade de realizar estudos práticos com profundidade para a seleção do melhor recurso energético, bem como de encontrar as tecnologias mais favoráveis para geração e armazenamento de energia.
DOI:
10.11606/D.3.2024.tde-23052024-073826
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica
Data de criação/publicação:
2024-03-04
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
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