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Metodologia para avaliação de soluções energéticas híbridas para transporte sobre trilhos: caso do TIC São Paulo-Campinas.

Batista, André Heleno

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica 2024-03-04

Acesso online

  • Título:
    Metodologia para avaliação de soluções energéticas híbridas para transporte sobre trilhos: caso do TIC São Paulo-Campinas.
  • Autor: Batista, André Heleno
  • Orientador: Salles, Maurício Barbosa de Camargo
  • Assuntos: Energia Elétrica (Aplicações; Uso); Estudo De Caso; Sistemas Elétricos De Potência; Transporte Ferroviário; Energy Efficiency; Operational Costs; Isolated Electrical System; Railway Electric Mobility; Reduction Of Co2 Emissions
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa Engenharia Elétrica
  • Descrição: Este trabalho desenvolveu uma metodologia para realização de simulações de marcha e energética em sistemas isolados no modal ferroviário. Buscou-se torná-la uma ferramenta útil para encontrar o melhor recurso energético para alimentar trens de ferrovias não eletrificadas. Focou-se na redução de emissões de CO2, no aumento de eficiência energética e na redução de custos operacionais. Como caso de estudo, foi modelado um trem para passageiros que percorreu a linha ferroviária de interligação entre as cidades São Paulo/SP e Campinas/SP, pela qual foram realizadas simulações variando parâmetros de movimento, como velocidade e aceleração máximas, bem como foram simuladas diferentes configurações do sistema de alimentação. Os recursos considerados foram o diesel, o biodiesel puro (B100), mistura B20, o gás hidrogênio (H2), o gás natural e as baterias. A metodologia contou com a produção de um conjunto de procedimentos que abrangeram desde características de um trem e de uma via, até o desenvolvimento de simulações energéticas e análises. O estudo de caso constatou que o CO2 anula as emissões de H2 do trem, porém esta opção ainda tem sido a mais dispendiosa. O gás natural se destacou com os resultados mais econômicos. O B100 apresentou redução significativa nas emissões e custo operacional muito menor que o 2. Sobretudo, as opções com o uso de 2, gás natural e B20 obtiveram, nessa ordem, os melhores destaques. Os resultados mostraram a possibilidade de realizar estudos práticos com profundidade para a seleção do melhor recurso energético, bem como de encontrar as tecnologias mais favoráveis para geração e armazenamento de energia.
  • DOI: 10.11606/D.3.2024.tde-23052024-073826
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica
  • Data de criação/publicação: 2024-03-04
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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