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Estimulação das habilidades do processamento fonológico e estudo do P300 em escolares com distúrbio de leitura e escrita

Wolf, Letícia Brunelli

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto 2016-05-11

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Estimulação das habilidades do processamento fonológico e estudo do P300 em escolares com distúrbio de leitura e escrita
  • Autor: Wolf, Letícia Brunelli
  • Orientador: Fukuda, Marisa Tomoe Hebihara
  • Assuntos: Distúrbio De Leitura E Escrita; Estimulação; P300; Processamento Fonológico; Phonological Processing; Reading And Writing Disorder; Stimulation
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Vários estudos têm apontado que falhas nas habilidades do processamento fonológico (consciência fonológica, memória fonológica e acesso ao léxico) estão relacionadas com distúrbios de leitura e escrita. Programas terapêuticos baseados na estimulação da consciência fonológica têm sido propostos, porém poucos se propõem a estimular as três habilidades do processamento fonológico. A efetividade dos programas terapêuticos é evidenciada por testes comportamentais e, na busca por biomarcadores da evolução terapêutica, o potencial evocado auditivo de longa latência (P300) tem sido estudado. O P300 é um potencial endógeno que avalia a resposta do sujeito a estímulos acústicos, envolvidos nas regiões cerebrais corticais e subcorticais relacionados com atenção, discriminação auditiva e memória. O presente estudo teve por objetivo investigar a eficácia de um programa de estimulação do processamento fonológico em escolares com Distúrbios de Leitura e Escrita por meio da análise dos testes comportamentais e P300 pré e pós-estimulação. Participaram deste estudo 10 escolares, que frequentavam regularmente o 4º, 5º, 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental, com Distúrbio de Leitura e Escrita. Os escolares foram submetidos às avaliações de aritmética, consciência fonológica, memória fonológica, nomeação automática rápida, leitura e escrita, e submetidos ao exame P300, em seguida iniciaram uma intervenção baseada na estimulação das habilidades do processamento fonológico. A intervenção foi realizada em 20 sessões (semanais de 45 minutos). A proposta de intervenção foi baseada em exercícios de estimulação dos três componentes do processamento fonológico. Após a intervenção, foram novamente submetidos às mesmas avaliações comportamentais e avaliação do P300. Os resultados pré e pós-estimulação foram comparados por meio do Wilcoxon-test para amostras pareadas com o nível de significância de 0,05. Observou-se melhora no desempenho em todas as tarefas do Processamento Fonológico (p<0,05). A melhora também foi observada na leitura de palavras e pseudopalavras e compreensão de texto (p<0,05), além de diminuição de erros ortográficos no ditado e escrita espontânea (p<0,05). O P300 não apresentou diferença no período pós-estimulação, mostrando que o programa foi efetivo e que o P300 não foi um biomarcador eficiente de evolução terapêutica.
  • DOI: 10.11606/D.59.2016.tde-16062016-095408
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2016-05-11
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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