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Programa de estimulação da consciência fonológica, leitura e escrita: resposta à intervenção (RTI) para escolares no 1º ano do ensino fundamental

Marotti, Beatriz Dantas

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Odontologia de Bauru 2022-05-20

Acesso online

  • Título:
    Programa de estimulação da consciência fonológica, leitura e escrita: resposta à intervenção (RTI) para escolares no 1º ano do ensino fundamental
  • Autor: Marotti, Beatriz Dantas
  • Orientador: Crenitte, Patricia Abreu Pinheiro
  • Assuntos: Aprendizagem; Saúde Na Escola; Transtornos De Aprendizagem; Leitura; Fonoaudiologia; Learning Disorders; Learning; School Health; Speech Language And Hearing Sciences; Reading
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A trajetória escolar é um fenômeno multifatorial que é influenciado por variáveis individuais, contextuais, sociais, econômicas e políticas. Somados tais fatores ao cenário pandêmico atual da COVID-19, que reflete negativamente em todas essas esferas e evidencia a desigualdade social, afetando ainda mais a educação, se faz fundamental e urgente a necessidade de novos projetos e leis que visem o nivelamento da aprendizagem e o suporte às crianças, famílias e professores, assim como as condições estruturais e salariais do trabalho docente, principalmente nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Objetivo: Verificar a efetividade de um programa de consciência fonológica (CF) aos moldes da 1ª camada do modelo de Resposta à Intervenção associado à leitura e escrita em escolares do primeiro ano do ensino fundamental. Metodologia: Foram selecionados aproximadamente 42 escolares na faixa etária de 6 a 7 anos, de ambos os gêneros, regularmente matriculados no 1° ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Bauru (São Paulo). Para verificar os efeitos do programa todos os participantes foram avaliados antes e após a aplicação do mesmo, por meio de testes fonoaudiológicos que avaliaram as habilidades de CF, nível de leitura e escrita. Resultados: Foi possível observar melhor desempenho na habilidade de CF no grupo experimental (GE) em comparação com o grupo controle (GC); melhora no reconhecimento visual de letras em ambos os grupos; no momento pré-intervenção, os dois grupos apresentavam nível de leitura logográfico, no momento pós, 42,11% do GE estavam no nível alfabético e no GC, 30,43% estavam no nível alfabético e 1 aluno (4,35%) estava no nível ortográfico. Quanto à escrita, 52,64% do GE e 47,83% do GC, apresentaram melhora quanto ao nível da escrita. Houve correlação positiva entre os níveis de leitura e de escrita no momento pós para ambos os grupos, sugerindo que que níveis mais altos na escrita estão associados a níveis mais altos na leitura. No entanto, no grupo GC, essa correlação foi mais forte. Conclusão: O programa possibilitou o desenvolvimento das habilidades de CF e foram efetivas para promover a aquisição da leitura e escrita em nível alfabético, evidenciando satisfatória resposta à intervenção para os estudantes do primeiro ano do ensino fundamental.
  • DOI: 10.11606/D.25.2022.tde-01092022-085510
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Odontologia de Bauru
  • Data de criação/publicação: 2022-05-20
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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