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Triagem e diagnóstico de dificuldades de aprendizagem - Aplicação e desfecho de avaliações interdisciplinares de uma série de casos

Paterlini, Larissa Solange Moreira

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto 2017-06-12

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  • Título:
    Triagem e diagnóstico de dificuldades de aprendizagem - Aplicação e desfecho de avaliações interdisciplinares de uma série de casos
  • Autor: Paterlini, Larissa Solange Moreira
  • Orientador: Hamad, Ana Paula Andrade
  • Materias: Estudantes; Relações Interprofissionais; Transtornos De Aprendizagem; Triagem; Interprofessional Relations; Learning Disabilities; Screening; Students
  • Notas: Mestrado Profissionalizante
  • Descripción: O processo de aprendizagem escolar ocorre em um dinamismo evolutivo a partir do amadurecimento das áreas corticais superiores, o que permite a aquisição da leitura, escrita, interpretação, argumentação, cálculo e raciocínio lógico. Diversos fatores podem interferir negativamente nesse processo levando às dificuldades de aprendizagem. Essas interferências podem ser por fatores intrínsecos primários como as alterações neurobiológicas que ocorrem no Transtorno Específico de Aprendizagem e no Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), ou por fatores intrínsecos secundários como os problemas psicoemocionais e doenças crônicas, ou ainda por interferências extrínsecas como os ambientais desfavoráveis. Neste trabalho, foi descrito o processo de triagem interdisciplinar do Ambulatório de Distúrbio de Comportamento e Aprendizagem (ADCA) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCFMRPUSP), para diagnóstico de dificuldade de aprendizagem em crianças de 6 a 10 anos procedentes de uma única escola do ensino fundamental. Devido à complexidade e interdisciplinaridade do tema abordado contou-se com profissionais da área da saúde (fonoaudiólogo, neuropediatra, neuropsicólogo, psiquiatra infantil e terapeuta ocupacional) e da educação (pedagogo) que participaram da aplicação de testes e discussão dos resultados para definição de diagnóstico. Foi realizada uma triagem baseada em análise estatística do rendimento escolar em 104 crianças, com seleção de 56 alunos (54%). No entanto, apenas 27 alunos (48%) dessa amostra concluíram as avaliações. Após a bateria de testes, todos os alunos selecionados que compareceram à avaliação, obtiveram ao menos um diagnóstico compatível com dificuldade de aprendizagem. Entre as causas mais frequentes das dificuldades de aprendizagem, encontrou-se os sintomas/transtornos de ansiedade, o TDAH e os transtornos específicos de aprendizagem, representados por 15 (55%), 13 (48%) e 6 (22%), respectivamente, dos alunos avaliados. Em alguns casos essas condições foram comórbidas. Conclui-se que a escolha por uma escola atendeu as expectativas de homogeneizar a população em estudo; a análise estatística de rendimento escolar pode ser considerado um método com boa sensibilidade; a baixa adesão às avaliações permite evidenciar o quão difícil é para os pais compreenderem a importância dessa investigação; a abordagem interdisciplinar foi uma avaliação criteriosa e conclusiva sobre os variados diagnósticos encontrados e por fim, os diagnósticos mais encontrados foram os sintomas/transtornos de ansiedade, seguido por TDAH e por Transtornos Específicos de Aprendizagem.
  • DOI: 10.11606/D.17.2018.tde-23042018-104135
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
  • Fecha de creación: 2017-06-12
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Portugués

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