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Desempenho de crianças com risco para dificuldade de leitura submetidas a um programa de intervenção

Nathane Sanches Marques Silva Patrícia Abreu Pinheiro Crenitte

CoDAS São Paulo v. 28, n. 5, p. 517-525, set./out. 2016

São Paulo 2016

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  • Título:
    Desempenho de crianças com risco para dificuldade de leitura submetidas a um programa de intervenção
  • Autor: Nathane Sanches Marques Silva
  • Patrícia Abreu Pinheiro Crenitte
  • Assuntos: CRIANÇAS EM IDADE PRÉ-ESCOLAR; LEITURA; TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM; TERAPÊUTICA FONOAUDIOLÓGICA
  • É parte de: CoDAS São Paulo v. 28, n. 5, p. 517-525, set./out. 2016
  • Notas: Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20162015274>. Acesso em: 22 nov. 2016
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: Objetivo: Comparar a aplicabilidade de um programa de intervenção em crianças com risco para dificuldade de leitura. Método: Trata-se de uma pesquisa experimental, na qual o grupo estudado de crianças com risco para dificuldade de leitura (formado por 10 crianças) foi submetido ao programa de intervenção de decodificação fonológica para a comparação com o grupo controle de crianças com risco para dificuldade de leitura (formado por 10 crianças), não submetido ao programa de intervenção. O programa foi elaborado com base em dois estudos internacionais, contém 24 sessões, sendo que as 12 primeiras sessões são realizadas em grupos de duas a três crianças e as demais individualmente, as sessões apresentaram duração de 50 minutos e foram realizadas duas vezes por semana. Aplicou-se o teste “t” de Student e o teste de Wilcoxon. Resultados: As crianças com risco para dificuldade de leitura, submetidas ao programa de intervenção de decodificação fonológica, demonstraram melhora na pós-testagem estatisticamente significativa para o desempenho das habilidades de: nomeação de letras; relação grafema-fonema; consciência fonológica; memória de trabalho fonológica para não palavras; memória de trabalho fonológica para dígitos na ordem direta; escrita do alfabeto em sequência; escrita sob ditado de palavras e pseudopalavras; leitura de palavras e pseudopalavras. Conclusão: O programa de intervenção de decodificação fonológica mostrou ter aplicabilidade para aprimorar as habilidades de pré-requisitos e as habilidades de leitura e escrita de crianças com risco para dificuldade de leitura.
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2016
  • Formato: p. 517-525.
  • Idioma: Português

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