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As formas do consumo no teatro político de Mark Ravenhill

Campos, Fabiano Fleury De Souza

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2014-09-30

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    As formas do consumo no teatro político de Mark Ravenhill
  • Autor: Campos, Fabiano Fleury De Souza
  • Orientador: Ilari, Mayumi Denise Senoi
  • Assuntos: Teatro In-Yerface; Teatro Britânico; Ravenhill; Mark (1966); Final Do Século Xx; Late 20th Century; In-Yer-Face Theatre; British Theatre
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Versão corrigida
  • Descrição: Nesta dissertação, busca-se analisar os elementos dramatúrgicos constituintes da polêmica peça Shopping and Fucking (1996), do dramaturgo britânico Mark Ravenhill, relacionando suas características de forma e conteúdo e seus decorrentes imbricamentos. O ponto de partida dessa empreitada encontra-se não somente em obras teóricas importantes da crítica de literatura, teatro e cultura de autoria de Peter Szondi, Anatol Rosenfeld, Roberto Schwarz e Fredric Jameson, mas também nas de autores mais estreitamente vinculados às ciências econômicas e à crítica do sistema mundial como Ernst Mandel e Robert Kurz. Podemos, por meio dessa análise, concluir que Ravenhill é capaz de retratar por meio da configuração da peça aspectos simultaneamente relacionados tanto à subjetividade quanto à sociedade contemporâneas ambas em estado de crise permanente. Na primeira parte da dissertação, procura-se introduzir historicamente a peça, o teatro In-yer-face e o período Thatcher. Na segunda parte, destacam-se principalmente os temas presentes abordados em relação à forma. Na terceira, há uma predominância da análise formal e observa-se a presença de elementos épicos que, algumas vezes desvirtuados, desestruturam a forma puramente dramática. Constatação essa que, segundo levantamento bibliográfico realizado, ainda não havia sido defendida por críticos que se debruçaram sobre a obra desse dramaturgo. E, na quarta parte, nas considerações finais, procura-se entender a forma e a sua respectiva correspondência com o contexto sócio-histórico segundo as considerações analíticas levantadas nos capítulos anteriores.
  • DOI: 10.11606/D.8.2014.tde-10042015-121523
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2014-09-30
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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